AMD pode implementar o suporte ao FreeSync no seu novo driver para Linux


Enquanto a NVIDIA há muito tempo fornece suporte ao G-SYNC na plataforma Linux, como sua solução para acabar com "travadas" de imagem, permitindo reduzir lags e screen tearings mesmo em taxas de resolução mais baixas, a AMD ainda não suporta a sua tecnologia FreeSync através dos seus drivers para Linux, seja no de código aberto, o AMDGPU, ou o proprietário. Felizmente, este cenário pode mudar muito em breve.

O FreeSync é projetado para reduzir tearings, ajudar a vida útil da bateria e muito mais, pondo fim a jogabilidade com imagens puladas e quadros quebrados, apresentando um desempenho fluído, livre de interferência em praticamente qualquer taxa de quadro. Cada vez mais surgem novos monitores com suporte ao FreeSync no mercado, sem falar que a tecnologia da AMD é apoiada pela VESA (Video Electronics Standards Association) como uma opção na especificação DisplayPort 1.2a.


Clientes da AMD que fazem uso de distribuições Linux, atualmente, não podem ter acesso ao FreeSync, mas a tecnologia já aparece como parte do novo driver AMDGPU DAL, onde os desenvolvedores da empresa estão trabalhando em recursos para o driver proprietário.

"Este driver terá que suportar o nosso conjunto completo de recursos, além do que já é suportado pelo amdgpu, por exemplo, timings sincronizados entre diferentes monitores, freesync, suporte sólido de 6 monitores em qualquer configuração (HDMI, DVI, DP, DP MST, etc), suporte sólido de 4k em 60 timings em APU, recursos de energia, melhoria de áudio e outras funções relacionadas com infoframe e melhoria da estabilidade com powerplay", diz Harry Wentland, da AMD, em sua mensagem publicada recentemente na área de discussões no Freedesktop.org.

Como você pode ver, o FreeSync é mencionado junto com outros recursos interessantes, como melhor suporte para multimonitor, estabilidade e gerenciamento de energia. Agora só resta esperar e ver como a AMD irá se sair com o seu novo driver para a plataforma Linux.


FONTE: PhoronixFreedesktop.org

COMENTÁRIOS