Canonical anuncia dois ports do Ubuntu Touch para o Xperia Z1 e OnePlus One


A Canonical anunciou na última sexta-feira (19) que a comunidade está trabalhando em dois ports do Ubuntu Touch para os dispositivos Xperia Z1 e OnePlus One. As builds do sistema operacional móvel da companhia para os smartphones em questão ainda não estão concluídas, porém, após a conclusão do desenvolvimento, a empresa garante que vai dar suporte para as novas versões do SO.

Ao menos por enquanto, a melhor maneira para o Ubuntu Touch possui suporte para um maior número de dispositivos móveis é ter tantos ports da comunidade quanto possível. Contudo, essa não é uma tarefa fácil, fazendo com que o desenvolvimento do port do SO leve um bom tempo para ser concluído. Mesmo assim, o fato de que esses dispositivos são da Sony e da OnePlus não é uma coincidência.


Isso porque para desenvolver um port do Ubuntu Touch é necessário ter suporte open source por parde das fabricantes, pois os dispositivos precisam de drivers específicos, dependendo do hardware. Felizmente, a Sony tem sido um pouco mais amigável para o open source, e o mesmo pode ser dito sobre a OnePlus. Os esforços destas duas empresas têm feito com que os ports do Ubuntu Touch se tornassem realidade.

"Hoje, estamos celebrando a chegada de dois novos ports comunitários de telefones Ubuntu! Se você é proprietário de um Sony Xperia Z1 e está feliz, em breve você vai poder baixar uma imagem para transformá-lo em um telefone Ubuntu e PC! [graças a convergência do Ubuntu]", explicou Thibaut Rouffineau.

Tanto o Xperia Z1 quanto o OnePlus One estarão presentes no Mobile World Congress 2016, evento que ocorre na próxima semana em Barcelona (Hall 3 Stand 3J30). Estes não são os únicos dispositivos que estão recebendo um port do Ubuntu Touch. Há relatos de que os modelos OnePlus Two e Nexus 5 também entram nesta lista, mas não foram mencionados no anúncio da Canonical.

Para mais novidades sobre o Ubuntu Touch e tudo o que acontece no universo Linux, fique ligado no LinuxBuzz.


FONTE: Softpedia | Ubuntu

COMENTÁRIOS