Devs do projeto Mesa anunciam driver para hardware Intel com suporte à API Vulkan


Logo após a chegada oficial da API Vulkan na última terça-feira (16), Jason Ekstrand, da Intel, teve o grande prazer de anunciar um novo driver com suporte inicial à API Vulkan para GPUs integradas da empresa. O driver, que ainda está em sua fase beta, é open source e foi desenvolvido pela mesma equipe responsável pela biblioteca de gráficos 3D Mesa e pelo atual driver de vídeo da Intel.

O novo driver de vídeo da Intel para Linux possui oficialmente suporte apenas para os processadores Core a partir da quinta e sexta geração, ou seja, hardwares que possuem as arquiteturas Broadwell ou Skylake, onde se passa com conformidade a suíte de teste Vulkan 1.0. Contudo, uma implementação experimental para CPUs mais antigas também está disponível.

"Vamos trabalhar em cima de fluxo contínuo no driver nas próximas semanas e esperamos ter tudo pronto a tempo para o mesa 11.3 (mesa 12?). Nesse meio tempo, o driver pode ser encontrado no ramo "Vulkan" do repositório mesa git no freedesktop.org", diz Jason Ekstrand em seu anúncio.

O novo driver está em desenvolvimento desde o ano passado e a equipe Intel Mesa promete acompanhar o trabalho realizado de muito perto e, em seguida, lançar uma versão final, como parte da próxima biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.3 ou 12, qualquer versão que os desenvolvedores do Mesa estejam planejando após o lançamento da série Mesa 11.2.x.

No entanto, quem manja do assunto já pode pegar o código fonte mais recente do próximo driver Vulkan para hardware Intel do ramo "Vulkan" no repositório principal Mesa Git. Usuários das distribuições Red Hat, Fedora e Ubuntu também pode instalá-lo usando as instruções fornecidas pela Intel no site oficial, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | Freedesktop.org

COMENTÁRIOS