Já está disponível a primeira versão beta dos sabores do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus)


Foi lançado nesta quinta-feira (25) a primeira versão beta dos sabores oficiais do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), incluindo o Ubuntu MATE, Ubuntu Kylin, Ubuntu Cloud, Ubuntu GNOME, Ubuntu Studio, Xubuntu e o Lubuntu. No entanto, a versão regular do Ubuntu 16.04 só estará disponível a partir do segundo beta, que está previsto para ser lançado em 24 de março.

Entre as principais mudanças que estão presentes sob o capô no Ubuntu 16.04 LTS Beta 1, está o Linux Kernel 4.4.2 LTS, que traz suporte para os mais recentes hardwares e melhorias de segurança, a biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.1.2, LLVM 3.8 e GCC 5.3.1.

Ubuntu Kylin 16.04 Beta 1

Além de uma quantidade significativa de mudanças sob o capô e atualizações para a maioria das bibliotecas e softwares, o Ubuntu Kylin 16.04 Beta 1 também traz novas versões da maioria dos componentes específicos da distribuição, como o ubuntukylin-theme 1.5.0, ubuntukylin-default-settings 1.3.12, ubuntu-kylin-software-center 1.3.7, youker-assistant 2.0.6 e indicator-china-weather 2.1.4.


O sistema também traz um novo componente chamado kylin-greeter, que proporciona uma nova tela de login com base no LightDM e unity-greeter, mas com o estilo tradicional do Ubuntu Kylin, bem como uma nova tela de bloqueio para o ambiente gráfico Unity 7. Para fazer download do Ubuntu Kylin 16.04 Beta 1, acesse este link.

Xubuntu 16.04 Beta 1

O Xubuntu 16.04 Beta 1 apresenta apenas um conjunto modesto de mudanças. Há programas e componentes essenciais do sistema atualizados, incluindo uma nova versão do ambiente gráfico Xfce 4. Para fazer download do Xubuntu 16.04 Beta 1, acesse este link.

Ubuntu GNOME 16.04 Beta 1

A primeira versão beta do Ubuntu GNOME 16.04 LTS (Xenial Xerus) traz o ambiente gráfico GNOME 3.18, substitui a Central de programa do Ubuntu pelo GNOME Software como o gerenciador de pacotes padrão, instala por padrão os aplicativos GNOME Logs, como visualizador de logs, e o GNOME Calendar, e adiciona o GNOME Builder IDE nos repositórios.

Além disso, os desenvolvedores conseguiram corrigir um problema com o painel de compartilhamento no GNOME Control Center, bem como para adicionar uma sessão experimental Wayland (GNOME em Wayland) para a tela de login, mas você deve estar ciente de que ela só funciona com drivers open source, além de ser necessário instalar o pacote gnome-session-wayland. Para fazer download do Ubuntu GNOME 16.04 Beta 1, acesse este link.

Lubuntu 16.04 Beta 1

Como de costume, o Lubuntu 16.04 Beta 1 chega sem muitas mudanças e, se você estava esperando o LXQt como o ambiente gráfico, sinto muito em informar, mas não será desta vez, sendo o LXDE como padrão. Contudo, os usuários poderão instalar o LXQt, que por sua vez estrá disponível nos repositórios.

Uma versão para hardware PowerPC (PPC) também está disponível, tornando o Lubuntu perfeito para ressuscitar um velho iBook, PowerMac ou um iMac. Para fazer download do Lubuntu 16.04 Beta 1, acesse este link.

Ubuntu MATE 16.04 Beta 1

Entre as principais mudanças do Ubuntu MATE 16.04 Beta 1, está a tela de boas vindas, a Ubuntu MATE Welcome 16.04.3, onde o usuário poderá encontrar várias sugestões de aplicações e algumas informações importantes sobre o sistema operacional. Além disso, também está disponível o novo layout do painel Mutiny.


Outro componente essencial que foi atualizado é o ambiente gráfico MATE, que está agora em sua versão 1.12.1, trazendo recursos como Caja 1.12.4, Pluma 1.12.2, Eye of MATE 1.12.2, redução do uso da CPU, corrige vários vazamentos de memória e implementa muitas outras otimizações sob o capô. Para fazer download do Ubuntu MATE 16.04 Beta 1, acesse este link.

Vale ressaltar que estas são versões que ainda estão em fase beta e erros são esperados. O ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) vai continuar com a segunda e última versão Beta que, de acordo com o cronograma de lançamento oficial, deve chegar em 24 de março onde, finalmente, o próprio Ubuntu também estará disponível para download.


FONTE: Phoronix | OMG! Ubuntu!
FONTE: OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS