Lançado o driver de vídeo NVIDIA 361.28 com o GLVND como um recurso opcional


A NVIDIA lançou nesta terça-feira (09) mais uma nova versão do seu driver de vídeo para a plataforma Linux, a 361.28, que traz o OpenGL Vendor-Neutral Driver (GLVND) como uma funcionalidade opcional, cabendo ao usuário decidir se deseja ativa-la ou não durante a instalação via Terminal do instalador binário. O NVIDIA 361.28 é o primeiro considerado oficialmente estável da série 361.xx, ramo que também fez a estréia do GLVND.

O NVIDIA 361.28 também adiciona suporte a GeForce 945A, o nvidia-installer agora executa o ldconfig e depmod depois da desinstalação do driver, em vez de executa-los somente apenas após a instalação de um novo driver, remove o wrapper VDPAU e as bibliotecas libvdpau.so.1 e libvdpau_trace.so.1, já que estão disponíveis separadamente do driver nos repositórios oficiais das principais distribuições Linux, e corrige um bug envolvendo o EGL, que poderia causar falhas de segmentação.
AMD também está planejando suportar o GLVND para facilitar a instalação de seus drivers
Mais detalhes sobre o novo driver de vídeo NVIDIA 361.28, como os modelos de produtos da NVIDIA suportados, além do link para download do instalador binário, podem ser encontrados no anúncio oficial, através deste link.

Contudo, se você não curte muito instalar drivers utilizando arquivos binários no Terminal, não precisa se preocupar, pois o novo driver estará disponível, provavelmente, muito em breve em diversos repositórios para as principais distribuições Linux, principalmente nos PPAs oficiais do Ubuntu, já que se trata de uma versão estável.


FONTE: Phoronix | NVIDIA

COMENTÁRIOS