Revelado os dois primeiros X-Apps que estarão disponíveis no Linux Mint


Foi revelado na última quarta-feira (03) por Clement Lefebvre, líder do projeto Linux Mint, os dois primeiros X-Apps que estarão disponíveis no próximo Linux Mint 18 "Sarah", que são um editor de texto baseado na aplicação Pluma, mas com alguns recursos que estão presentes no Gedit, e um reprodutor multimídia baseado no player de vídeos do GNOME, o Totem 3.10.

"Em preparação para o Linux Mint 18, um novo projeto chamado "X-Apps" foi iniciado, cujo objetivo é fornecer um padrão e aplicações genéricas para ambientes de desktop GTK tradicionais (Cinnamon, MATE, Xfce…). [...] Os dois primeiros X-Apps para estarem prontos são o editor de texto e o media player", diz Clement Lefebvre em seu anúncio oficial.

Editor de textos do projeto X-Apps.

Reprodutor multimídia do projeto X-Apps

Se você está se perguntando por que a equipe do Linux Mint está passando por todo esse problema de "portar" aplicativos já existentes para o seu sistema operacional, você deve saber que os seus planos à longo prazo não estão em sincronia com as últimas alterações presentes no GNOME.

O GNOME está indo para um caminho totalmente diferente e a maioria dos aplicativos essenciais terão que seguir suas especificações HIG (Human Interface Guidelines). O Linux Mint faz uso de ambientes gráficos tradicionais, como Cinnamon, MATE e Xfce, então os desenvolvedores precisam contar com um conjunto diferente de aplicativos ou começar a fazer as suas próprias aplicações.

E tudo indica que o projeto "X-Apps" é uma combinação de ambos, para não mencionar o fato de que os "novos" apps vão funcionar sem nem um problema em todos os sabores do Linux Mint e irão utilizar as mais recentes tecnologias GTK3.

Mais detalhes podem ser encontrados no anúncio oficial de Clement, através deste link.


FONTE: SoftpediaSegfault
IMAGENS: Segfault

COMENTÁRIOS