Unreal Engine 4 é o primeiro motor de jogos com suporte à API Vulkan


A Epic Games revelou recentemente que o Unreal Engine 4 é o primeiro motor de jogos a oferecer suporte oficial para a API Vulkan e, durante o Mobile World Congress 2016, foi apresentada uma demo do que a engine pode proporcionar em dispositivos móveis, isso durante uma apresentação da Samsung do seu novo Galaxy S7.

Para ser justo, a primeira a anunciar suporte ao Vulkan é o estúdio Croteam, com o seu jogo The Talos Principle, mas o Unreal Engine é o primeiro motor que está disponível ao público em geral a fazer isso. É bem provável que as próximas engines a anunciarem que estão oferecendo também a novidade é a Source, da Valve, e a CryENGINE, da Crytek.

Durante a apresentação da Samsung, Tim Sweeney, CEO de nada menos que a Epic Games, conduziu uma rápida demo técnica dos recursos que a Vulkan será capaz de conceber aos dispositivos móveis. Confira abaixo as vantagens adquiridas ao se utilizar a API:
  • Rico sistema de partículas
  • Refinada função para eliminar serrilhados graças ao anti-aliasing, aqui chamado de "Temporal Anti-Aliasing" (TAA)
  • Compressão de texturas sem perda de qualidade
  • Aberração cromática
  • Refração de luz dinâmica
  • Aperfeiçoamento de reflexos estáticos
  • Campo de profundidade de máxima qualidade
Os smartphones Galaxy S7 darão oficialmente o pontapé inicial da API Vulkan nos dispositivos móveis. A demo técnica apresentada se chama PhotoStar, que você confere logo abaixo:



"A nova API Vulkan, que será um padrão da indústria, traz elementos-chave da tecnologia por trás dos gráficos high-end de consoles aos dispositivos mobile, e a Samsung está pavimentando o caminho com o incrível Galaxy S7. Como a primeira engine a suportar o Vulkan, o Unreal Engine 4 fornece uma base sólida para desenvolvedores que se juntarem à revolução gráfica do mobile", diz Tim Sweeney.

Você pode estar se perguntando por que isso é relevante para os usuários Linux. Bom, assim como Vulkan, o Unreal Engine também é feito para suportar várias plataformas, incluindo Linux e os dispositivos móveis. Apesar de estar no início de um longo caminho, a Vulkan 1.0 já prova que é capaz de proporcionar a qualidade e o desempenho que ela já vinha prometendo.

Além disso, a Vulkan 1.0 é o principal concorrente do DirectX 12, da Microsoft, e o fato de que uma grande empresa como a Epic Games já anunciou que vai fornecer suporte para a nova API é realmente um bom sinal para os usuários Linux.


FONTE: Softpedia | TecMundo

COMENTÁRIOS