Beta final do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) está recheado de melhorias e novidades


O segundo e último beta do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) foi lançado recentemente e, ao que pudemos ver, sua versão final, que só deve estar disponível a partir do dia 21 de abril de 2016, promete trazer diversas melhorias e novidades, principalmente se comparada com os lançamentos anteriores do sistema operacional da Canonical, período em que os desenvolvedores estavam mais focados no Ubuntu Touch, SO da empresa focado em dispositivos móveis.

Os sabores oficiais do Ubuntu também participaram deste lançamento, podemos citar: Ubuntu MATE 16.04 LTS, Xubuntu 16.04 LTS, Ubuntu Kylin 16.04 LTS, Lubuntu 16.04 LTS, Ubuntu Studio 16.04 LTS, Kubuntu 16.04 LTS, Ubuntu Core 16.04 LTS, Ubuntu GNOME 16.04 LTS e Ubuntu Server 16.04 LTS, ficando apenas de fora o Edubuntu. No entanto, neste artigo pretendemos apenas falar das novidades presentes no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus).

O Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) Beta Final

Entre os destaques do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) Beta Final está a possibilidade de mover para a parte inferior da tela o lançador do Unity, graças aos trabalhos realizados pelos desenvolvedores do sabor Ubuntu Kylin. Contudo, ao menos por enquanto, a opção para ativar a nova funcionalidade da interface gráfica ainda continua escondida nas profundezas do dconf-editor.

Os usuários que optarem pelo Ubuntu 16.04 LTS também irão encontrar duas novas aplicações. Estamos falando do app de calendário já conhecido pelos usuários do ambiente gráfico GNOME e a nova loja de aplicativos que veio para substituir de vez a tradicional Central de programas do Ubuntu (Ubuntu Software Center) o GNOME Software.



Outra aplicação que também está presente é o USB Startup Creator, ferramenta que pode ser ideal para quem está interessado em criar um dispositivos USB bootável. Entre outras novidades, podemos citar atualizações para os principais programas presentes no sistema operacional, a adição do Linux Kernel 4.4.6 e a remoção dos aplicativos Brasero e Empathy.

Unity 7.4

A versão do ambiente gráfico Unity presente no Ubuntu 16.04 LTS é a 7.4, que traz diversas melhorias, correções e ajustes na estabilidade, algo que não é surpresa para ninguém, já que o sistema operacional será suportado pelos próximos 5 anos. Confira abaixo os principais destaques do Unity 7.4:
  • Atalhos de sessão (reinício, desligamento e etc) foram adicionados na Dash do Unity;
  • Os ícones dos aplicativos iniciados agora são exibidos mais rapidamente;
  • Pesquisas online agora está desativada por padrão;
  • Opção para "Sempre Mostrar" menus de aplicativos na barra de menu ou localmente;
  • Novas barras de rolagem na Dash do Unity;
  • Indicação de quantas janelas de armazenamentos externos ou da Lixeira estão abertas;
  • Opção para formatar dispositivos removíveis adicionados a lista rápida;
  • Armazenamento externo no lançador pode ser aberto usando Alt+{num};
  • Temas do Ubuntu agora funcionam melhor com a maioria das janelas CSD (Client Side Decoration).
Além do menu de som, agora o Unity permite que você ajuste o volume do microfone usando um controle deslizante (só é exibido quando um microfone estiver conectado).


Baixar o Ubuntu 16.04 LTS Beta Final

As versões beta do Ubuntu são apenas recomendadas para serem instaladas para fins de testes. Se você precisa de um sistema estável e odeie erros, espere a versão estável, que deve chegar no próximo mês. Você pode baixar o Ubuntu 16.04 LTS Beta Final através deste link.


FONTE: OMG! Ubuntu!
IMAGENS: OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS