Lançado o X.Org Server 1.18.2 com mais melhorias e novos recursos


O X.Org Server é o servidor de exibição open source usado atualmente por padrão em quase todos os sistemas operacionais baseados no kernel Linux. Agora, a tecnologia acaba de ganhar sua segunda build de manutenção para a série 1.18.x que, de acordo com as notas de lançamento, traz diversas melhorias e correções para muitos dos problemas que têm sido relatados pelos usuários desde a última versão anunciada no mês passado, em 08 de fevereiro de 2016.

Entre os destaques do X.Org Server 1.18.2, podemos citar várias melhorias sob o capô para o Glamour - componente open source que lida com gráficos 2D, que agora pode usar os perfis do núcleo do OpenGL, caso estejam disponíveis no respectivo sistema operacional, melhorando o uso geral de memória e desempenho em hardwares mais novos.

Glamour também recebeu várias melhorias de desempenho para o Raspberry Pi, bem como para várias outras plataformas GLES (OpenGL ES). Além disso, o X.Org Server 1.18.2 adiciona correções para falhas, travamentos e outros problemas envolvendo DRI2, DRI3 e componentes do núcleo.

Xwayland e Xwin também receberam melhorias

Além das melhorias para o Glamour mencionadas acima, X.Org Server 1.18.2 também atualiza o servidor Xwayland para suportar o xf86vidmode e extensões Xv. Além disso, vários problemas relatados por usuários envolvendo "output hotplug" foram corrigidos.

Por último, mas não menos importante, a segunda versão de manutenção do servidor de exibição X.Org Server 1.18 adiciona algumas melhorias para o gerenciamento de janelas, bem como alguns novos layouts de teclado para o servidor Xwin para o ambiente Cygwin em execução em plataformas Microsoft Windows.

Caso sua distribuição Linux traga a série X.Org Server 1.18.x por padrão, uma atualização com a nova versão 1.18.2 pode estar disponível para você muito em breve. Contudo, para quem manja do assunto, é possível fazer download dos arquivos para compilação do X.Org Server 1.18.2 clicando aqui.


FONTE: SoftpediaX.Org

COMENTÁRIOS