Qualquer pessoa agora pode criar um port do Ubuntu para o Raspberry Pi 3


Foi na última segunda-feira (29) que a Raspberry Pi Foundation apresentou o Raspberry Pi 3, computador do tamanho de um cartão de crédito com processador de 64 bits, wi-fi e bluetooth e o dobro da performance do modelo anterior. Agora, Martin Wimpress, líder do projeto Ubuntu MATE, revelou que acaba de atualizar a ferramenta Ubuntu Pi Flavour Maker para que qualquer pessoa possa portar o Ubuntu para o novo dispositivo.

Para conseguir realizar a implementação do suporte ao Raspberry Pi 3 no Ubuntu Pi Flavour Maker, Martin Wimpress precisou ter acesso antecipado ao dispositivo, que foi cedido graças a intervenção da fundação. Com isso, Martin teve três dias para atualizar o Ubuntu MATE para o novo Raspberry, como também a sua ferramenta e outros sabores do Ubuntu suportados pela aplicação.

"O Raspberry Pi 3 está disponível. A Raspberry Pi Foundation me disponibilizou uma unidade [do Raspberry Pi 3 Model B] na sexta-feira à noite e eu tenho trabalhado com eles no fim de semana para certificar-me de que o Ubuntu MATE, e os outros sabores [do Ubuntu], possem suporte", explicou Martin Wimpress ao site Softpedia.

O novo Raspberry Pi 3

Raspberry Pi 3 Model B

O Raspberry Pi 3 é o primeiro modelo que não possui um chip de 32 bits e que contém soluções de conexão integradas. O processador de 64 bits conta com quatro núcleos ARM Cortex A53 de 1.2GHz, dando ao dispositivo 50% mais performance e 33% mais velocidade que a versão anterior, o Raspberry Pi 2. Confira as especificações abaixo:

  • Processador: Broadcom BCM2387 Quad-Core ARM Cortex-A53 1.2GHz 
  • GPU: Dual Core VideoCore IV
  • Memória: 1 GB RAM LPDDR2
  • Conexão: Wi-fi 802.11 b/g/n  - Bluetooth 4.1
  • Dimensões: 85 x 56 x 17mm

Ubuntu para o Raspberry Pi 3

Atualmente, o Ubuntu Pi Flavour Maker 15.10.3 traz suporte para o Ubuntu MATE, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu Server (minimal) e Ubuntu Server (standard) e está disponível para download a partir de seus site oficial, através deste link.

Como esperado, o Ubuntu MATE para o Raspberry Pi 3 traz suporte para o wi-fi integrado, juntamente com o seu Bluetooth LE (Low Energy) graças ao BlueZ, que foi atualizado para a versão 5.35. No entanto, a equipe responsável pelo SO destaca o fato de que o Bluetooth do Raspberry Pi 3 ainda não está funcionando corretamente, mas eles prometem que uma correção será lançada muito em breve.


FONTE: SoftpediaUbuntu Pi Flavour Maker | Adrenaline
IMAGENS: Raspberry Pi | Ubuntu Pi Flavour Maker




COMENTÁRIOS