Segundo usuário do Reddit, é possível rodar o novo Doom no Ultra com o Wine


Quem está interessado no novo Doom, provavelmente, pode estar com algumas dúvidas quanto a alguns detalhes referentes ao jogo. Atualmente, apenas se sabe que o título estará disponível para o Xbox One, PlayStation 4 e Windows. Contudo, parece que os amantes da plataforma Linux não terão que se preocupar, caso o game não faça sua estreia oficial no sistema do pinguim, pelo menos é o que revela um usuário do Reddit, apelidado de BowserKoopa, que afirma ter rodado o jogo no Ultra com o Wine.

Quando novos títulos são lançados na plataforma Windows, normalmente, leva um tempo para que o Wine venha a obter suporte. Na maioria das vezes, não são bibliotecas ausentes ou alguma outra forma de erro, o que significa que, na melhor das hipóteses, o jogo pode ser jogado, mas não instalado. Os desenvolvedores do Wine e a comunidade são, geralmente, rápidos para encontrar soluções e corrigir problemas, especialmente com grandes games, mas, provavelmente, com Doom não será necessário.

De acordo com a postagem de BowserKoopa, para que alguém possa jogar a versão Alpha de Doom na plataforma Linux, não será necessário fazer nem uma configuração adicional no Wine. Ainda, de acordo com o texto, foi possível rodar o título no Ultra com uma placa de vídeo NVIDIA GTX 970. Aparentemente, o único problema encontrado foi a falta de suporte adequado para o VSYNC.

O usuário também explica que, para rodar  no Wine com desempenho nativo no Linux, basta criar um prefixo de 64-bits limpo do Wine (a versão utilizada nos testes foi a Wine Staging 1.9.1, mas deve funcionar com as versões mais recentes do Wine), instalar o Steam para Windows (caso você esteja usando uma versão antiga do Wine, pode ser necessário corrigir um problema no DirectWrite com o Steam) e, finalmente, instalar o game e aproveitar a jogatina.

Jogos que são executados através do Wine costumam ter exigências maiores de hardware no Linux, mas parece que a engine utilizada no desenvolvimento de Doom foi devidamente otimizada, então o impacto não é tão sério. É claro, não é uma garantia de que a versão final do jogo vai rodar tão bem, mas nos dá esperança. Para mais detalhes, confira a postagem oficial de BowserKoopa no Reddit, clicando aqui.

Com lançamento marcado para 13 de maio, "Doom" terá versões para Windows, PS4 e Xbox One.


FONTE: Softpedia | Reddit

COMENTÁRIOS