Ubuntu MATE 16.04 LTS terá melhor integração com aplicativo Header Bar e Qt


O líder do projeto Ubuntu MATE, Martin Wimpress, anunciou na última segunda-feira (14) través de uma publicação em seu perfil oficial no Google+ que o próximo Ubuntu MATE 16.04 LTS terá suporte completo para aplicações Header Bar e Client Side Decoration (CSD), que são aqueles casos onde não é exibida a barra de título separada de algumas funcionalidades na janela do app em execução, algo comum no ambiente gráfico GNOME.

Na imagem que você confere logo abaixo, além de poder ver vários exemplos de apps Header Bar e CSD, é possível observar diversas aplicações rodando no Ubuntu MATE 16.04 LTS com o gerenciador de janelas e software de composição Marco ativado por padrão:


"Você notará que as sombras são completamente renderizadas e as aplicações que suportam sombras também são redimensionáveis. Pop-overs também são renderizados corretamente. O suporte para CSD também funciona sem um compositor, naturalmente não haverá sombras neste caso", diz Martin Wimpress.

Aplicativos Qt devem agora funcionar melhor

Além de implementar o suporte completo para aplicações Client Side Decoration (CSD) e Header Bar no Ubuntu MATE 16.04 LTS, a equipe de desenvolvimento também trabalhou duro para atualizar as barras de rolagem e botões para temas GTK2 e GTK3, que passarão a serem mais alinhados.

Além disso, aplicativos que fazem uso das tecnologias Qt4 e Qt5 devem ter uma melhor integração no Ubuntu MATE 16.04 LTS, que está previsto para ser lançado em 21 de abril, juntamente com o Ubuntu 16.04 LTS e o restante dos sabores oficiais. Graças a todas estas melhorias, o Ubuntu MATE está finalmente fazendo a ponte entre os aplicativos modernos e tradicionais.

Como você provavelmente já percebeu, há um dock mostrado na imagem do Ubuntu MATE apresentada no início desta notícia. O próprio Martin Wimpress confirma em sua publicação que se trata do recém lançado Plank 0.11.0, que possui suporte para docklets e GTK+ 3.20 Toolkit. Por último, a foto mostra a integração completa do Synapse com o Synapse Indicator.


FONTE: SoftpediaMartin Wimpress/Google+
IMAGEM: Martin Wimpress/Google+


COMENTÁRIOS