Ubuntu MATE doa mais de US$1.500 para desenvolvedores que ajudaram o projeto


Os responsáveis pelo Ubuntu MATE revelaram na última segunda-feira (29) que doaram cerca de US$1.500 a outros projetos e desenvolvedores que tem contribuído com o crescimento da distribuição Linux. A atitude tomada pela equipe por traz da distro faz todo o sentido, pois o Ubuntu MATE é um dos sabores do Ubuntu mais bem sucedidos, mas isso acontece em parte porque ele depende muito do trabalho de outras pessoas.

Contudo, isso já não é nem uma novidade. O Ubuntu MATE faz doações todos os meses para pessoas que contribuem de corpo e alma com o projeto. Isso significa que são uma ou duas pessoas, porém, desta vez, a equipe deve ter atingido algum tipo de um recorde no mês de fevereiro, arrecadando o suficiente para doar para oito pessoas que tem ajudado com o desenvolvimento da próxima versão do sistema operacional, o Ubuntu MATE 16.04 LTS.

As somas que são doadas pelo Ubuntu MATE não são grandes, mas isso não é o ponto. Todas as finanças do projeto de código aberto são tornadas públicas e transparente, é bom ver para onde o dinheiro está indo, principalmente quando você faz doações para o projeto.

"O Ubuntu MATE é composto de muitos projetos Open Source, reconhecemos isso. A cada mês que o Ubuntu MATE tem um excedente de fundos, vamos fazer uma contribuição para um projeto open source ou desenvolvedores que tem beneficiado diretamente o Ubuntu MATE", explica Martin Wimpress, líder do projeto Ubuntu Mate.

Este gesto deve realmente inspirar outros a fazerem o mesmo. Projetos de código aberto são geralmente gratuitos e estão sendo construídos por pessoas em seu tempo livre. Eles vivem de doações, mas isso raramente é uma motivação. Eles trabalham com código aberto, porque eles querem.

O Ubuntu MATE é relativamente um novo sabor do Ubuntu que usa o ambiente gráfico MATE, como seu próprio nome sugere. O projeto está conquistando mais e mais usuários e isso se reflete diretamente no número de doações que são reunidos a cada mês.


FONTE: Softpedia | Ubuntu Mate

COMENTÁRIOS