Confira o que há de novo nos sabores oficiais do Ubuntu 16.04 LTS


Juntamente com a versão final do Ubuntu 16.04 LTS, que foi oficialmente lançada nesta quinta-feira, 21 de abril, vieram os sabores oficiais do Ubuntu, que são aquelas distribuições Linux que fazem uso da base do Ubuntu e que foram adotadas pela Canonical, oferecendo aos usuários diferentes ambientes gráficos, aplicações e novas funcionalidades. Neste post vamos destacar as principais novidades de algumas distros. Você também vai encontrar os links para download. Confira!

Xubuntu 16.04 LTS


Com um período de suporte de 3 anos, o Xubuntu 16.04 LTS conta com o mais recente ambiente gráfico Xfce 4.12 e vários aplicativos atualizados. Há uma abundância de correções de bugs e melhorias também. Esta versão não inclui um player de música, mas é possível instalar sua aplicação de preferência através do gerenciador de softwares.

Além disso, agora ficou mais fácil configurar múltiplos monitores através do painel de configurações do Xfce, há um novo applet gerenciador de energia, como também melhorias visuais na tela de login. Para baixar o Xubuntu 16.04 LTS, clique aqui.

Ubuntu GNOME 16.04


O Ubuntu GNOME 16.04 terá suporte por 3 anos. Diferente do que nós imaginávamos, não está presenta a versão mais recente do ambiente gráfico GNOME, a 3.20, porém exite todas as melhorias presentes no GNOME 3.18 (maioria dos apps). Entre as novidades, está um novo "Guia de Introdução", há dois novos apps do GNOME (Music e Photos), uma versão escura do tema Adwaita está sendo usado na loja de aplicativos e uma sessão experimental para o servidor de exibição Wayland está disponível. Para baixar o Ubuntu GNOME 16.04, clique aqui.

Kubuntu 16.04 LTS


Com um suporte de 5 anos, o Kubuntu 16.04 LTS conta com o Mozilla Firefox 45, uma nova versão do gerenciador de software Muon e vem com o KDE Applications 15.12. O ambiente gráfico é o KDE Plasma 5.5, juntamente com o KDE Frameworks 5, e o LibreOffice 5.1 é a suite de escritório padrão. Outra novidade também fica por conta do Plasma Discover, a nova loja de apps do Kubuntu. Para baixar o Kubuntu 16.04 LTS, clique aqui.

Ubuntu MATE 16.04 LTS


O Ubuntu MATE 16.04 LTS é a primeira versão LTS (suporte a longo prazo, em tradução livre) da distribuição com um período de suporte de 3 anos. O ambiente gráfico padrão continua sendo o MATE 1.12 (mais precisamente a versão 1.12.1), há um melhor assistente de boas-vindas e os efeitos de desktop do Compiz funcionam bem.

Além disso, há um melhor suporte para aplicações Header Bar e Client Side Decoration (CSD), comum no ambiente gráfico GNOME e o novo layout que deixa o ambiente gráfico MATE semelhante ao Unity também está disponível. Para baixar o Ubuntu MATE 16.04 LTS, clique aqui.

Lubuntu 16.04 LTS


O Lubuntu 16.04, que conta com o ambiente gráfico LXDE, possui um período de suporte de 3 anos e traz todas as vantagens encontradas no Ubuntu, como o Linux Kernel 4.4, versões atualizadas do Firefox e do LibreOffice, e assim por diante. Além disso, também há suporte para dispositivos PowerPC e pequenas melhorias para o tema de ícones Box. Para baixar o Lubuntu 16.04 LTS, clique aqui.



FONTE: OMG! Ubuntu!
IMAGENS: OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS