Driver open source AMDGPU recebe atualização com mais de 50 melhorias


Os desenvolvedores da AMD anunciaram recentemente mais uma nova versão do driver de vídeo DDX (Device Dependent X) open source da empresa, o AMDGPU 1.1.0. Até agora, o driver, que também é conhecido como xf86-video-amdgpu, recebeu uma única pequena atualização, o xf86-video-amdgpu 1.0.1, mas este lançamento acrescenta várias correções e melhorias.

"Tenho o prazer de anunciar o lançamento 1.1.0 do xf86-video-amdgpu, o driver Xorg para GPUs AMD Radeon suportadas pelo driver de kernel amdgpu. Esta versão suporta xserver nas versões 1.9-1.18", diz Michel Dänzer, engenheiro de driver gráfico, trabalhando para a AMD.

Entre as novidades trazidas pelo AMDGPU 1.1.0, podemos citar o suporte inicial para GPUs da família Polaris, interoperação VDPAU (Video Decode and Presentation API for Unix) e OpenGL agora funciona corretamente quando DRI3 está habilitado, adicionada a opção "TearFree" para evitar problemas com tearing e as transformações RandR CRTC agora funciona corretamente (mas ainda são exibidos tearing, mesmo se a opção "TearFree" estiver ativada).

Além disso, o nome do provedor RandR 1.4 não é mais codificado para "amdgpu", tornando possível distinguir várias placas de vídeo que são suportadas pelo driver AMDGPU, a saída RandR é agora sempre marcado como "primary", bem como várias correções de bugs foram adicionadas na nova versão do driver.

Caso você não queira esperar até que a nova versão do driver esteja disponível nos repositórios oficias da sua distribuição Linux, é possível fazer download do código fonte clicando aqui. Para mais detalhes sobre as novidades implementadas no AMDGPU 1.1.0, confira o anúncio oficial através deste link.


FONTE: SoftpediaX.Org

COMENTÁRIOS