Já existe um driver open source em desenvolvimento para o Steam Controller


Quem adquiriu um Steam Controller, provavelmente, já deve ter percebido que o periférico da Valve só é perfeitamente útil dentro do Steam, a plataforma de distribuição digital de jogos da companhia. Contudo, esse atual cenário pode mudar em um futuro não muito distante, graças ao projeto open source Standalone Steam Controller Driver no GitHub.

Basicamente, o projeto Standalone Steam Controller Driver pretende oferecer aos consumidores que adquiriram um Steam Controller um driver independente da Valve e open source para que possam utilizar também o periférico na jogatina sem necessariamente estarem conectados no Steam. Por exemplo, será possível jogar títulos como SuperTuxKart e MAME sem ter que se preocupar em adicionar links para esses jogos no cliente Steam.

Atualmente, o Standalone Steam Controller Driver já consegue emular um controle de Xbox 360, além de mouse e teclado, o que já é no mínimo interessante, se levarmos em consideração que o desenvolvimento do driver ainda está em seus estágios iniciais. A equipe responsável pelo projeto também ressalta que o foco inicial é a plataforma Linux, mas que pretendem disponibilizar para outros sistemas operacional com a ajuda da comunidade.

"O objetivo final é ter suporte para mapeamento personalizado criado com uma ferramenta autônoma ou importados de arquivos steam vdf. A meta inicial é GNU/Linux, mas é bem-vindo qualquer contribuição que ajude a portar para outros OS (OSX, Windows, *BSD, Android/Linux, ...)", diz os desenvolvedores.


Ainda, de acordo com os desenvolvedores, quem optar em instalar o Standalone Steam Controller Driver para fins de testes, devem desabilita-lo após a utilização, pois o driver ainda não funciona em conjunto com o cliente Steam.

Para mais detalhes sobre o Standalone Steam Controller, como o processo de instalação, confira a página oficial do projeto no GitHub.


FONTE: OMG! Ubuntu! | GamingOnLinuxGitHub
IMAGEM: TechRadar

COMENTÁRIOS