Lançada oficialmente a biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.2, conheça as novidades


Depois de um atraso de algumas semanas, Mesa 11.2 foi oficialmente lançada na última segunda-feira (04) para todas as distribuições Linux baseadas nas versões mais recentes do kernel Linux. A biblioteca de gráficos 3D é a implementação open source que lida com as APIs OpenGL e GLES (OpenGL ES), juntamente com os drivers open source no sistema do pinguim.

Segundo as notas de lançamento, a nova versão da biblioteca de gráficos 3D traz diversas mudanças para EGL, GLSL, GL, WGL e melhorias para OSMesa, atualizações para os drivers open source Intel i965, Nouveau (NVIDIA), Radeon (AMD), SVGA, LLVM e Virgl, bem como melhorias para OMX e VAAPI.

Além disso, também há suporte para Virtio 1.0 PCI IDs para o driver Virgl 3D GPU, ETC para GPUs AMD da família Stoney, correções Big Endian para o driver Radeon, melhorias para UAPI e para GPUs GM20x no driver Nouveau e a adição de mais KBL PCI IDs para o driver Intel i965.

No novo Mesa 11.2 o MPEG4 está desativado por padrão para o backend de vídeo VAAPI, que agora apresenta a conversão de vídeo adaptável BOB/motion, suporte para a extensão WGL_ARB_render_texture adicionado no WGL, o tamanho do binário libGL.so foi reduzido em até 15 por cento e GLSL recebeu uma enorme quantidade de correções de bugs.

Existem inúmeras outras pequenas melhorias implementadas no Mesa 11.2 e foi também adicionado suporte para um total de 20 novas extensões OpenGL. Esta é uma grande atualização e, provavelmente, estará muito em breve disponível nos principais repositórios de diversas distribuições Linux, melhorando tudo relacionado com aplicativos OpenGL, incluindo jogos.

Para mais detalhes sobre todas as novidades implementadas no Mesa 11.2, confira o anúncio oficial clicando aqui.


FONTE: Softpedia | Freedesktop.org

COMENTÁRIOS