Lançado o ambiente gráfico Cinnamon 3.0 com melhor suporte para GTK+ 3.20 [Atualizado]


Foi lançado nesta segunda-feira (25) o ambiente gráfico Cinnamon 3.0. Entre as novidades, podemos citar novas funcionalidades, como uma opção que permite exibição de usuários ou ocultar a favbox no applet Menu, a adição de novos botões padrões de aplicações, bem como o suporte para GTK+ 3.20.

Além disso, as configurações de som foram reescritas em Python e há uma página personalizada que mostra aos usuários quando não existem dispositivos de entrada disponíveis ou se quaisquer aplicativos estão reproduzindo e o painel de som recebeu uma caixa de opções personalizadas.

No Cinnamon 3.0, os usuários agora podem silenciar todos os controles de volume de uma só vez, como também poderão tirar o máximo proveito do touchpad graças a novas configurações para laptops. Além disso, há um melhor suporte para Viber e para o Spotify 0.27, que agora é corretamente identificado no applet Sound, o componente cinnamon-bluetooth foi substituído por Blueberry e diversas melhorias foram implementadas para o gerenciador de janelas Muffin.

Cinnamon 3.0 no Ubuntu 16.04 LTS com o tema Linux Mint.

Claro, existem inúmeras outras pequenas correções e melhorias de desempenho. O Cinnamon 3.0 será o ambiente gráfico padrão do Linux Mint 18 "Sarah" em sua edição Cinnamon, que deve ser lançado por volta do mês de junho ou julho.

Instalando o Cinnamon 3.0 no Ubuntu 16.04 LTS (Atualização)

Atualmente, o Cinnamon 3.0 não está disponível no repositório oficial do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) para instalação, mas é possível obter a nova versão do ambiente gráfico adicionando um PPA no sistema operacional.

Para instalar o Cinnamon 3.0, basta executar o comando abaixo no seu Terminal (use o atalho de teclado Ctrl+Alt+T, caso esteja no Unity). É só copiar, colar e pressionar Enter no teclado, mas não se esqueça de informar a senha root quando for solicitada:
sudo add-apt-repository ppa:embrosyn/cinnamon && sudo apt-get update && sudo apt-get install cinnamon cinnamon-core -y
Quando o processo de instalação estiver concluído, basta encerrar a sessão e, na tela de login do sistema, clicar no ícone do Ubuntu para selecionar o ambiente gráfico desejado, no caso o Cinnamon. Em seguinda, basta fazer login novamente. Confira a imagem abaixo:


Caso você deseje remover o ambiente gráfico Cinnamon 3.0, execute no seu Terminal:
sudo apt-get install ppa-purge && sudo apt-get purge --auto-remove cinnamon && sudo apt-get autoremove -y

FONTE: Softpedia | Segfault | OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS