Linux Mint 18 contará com o Cinnamon 3.0, MATE 1.14 e tema GTK baseado no ''Arc''


Apesar dos problemas envolvendo hackers logo no início do ano, o projeto Linux Mint continua a todo vapor e o líder da equipe, Clement Lefebvre, através de uma postagem publicada no último domingo (10), falou um pouco mais sobre os recursos que estarão presentes na próxima versão do sistema operacional, o Linux Mint 18, que estará disponível também como uma atualização gratuita para todos os usuários do atual Linux Mint 17.3.

Primeiro de tudo, a grande novidade é que o Linux Mint 18 vai oferecer para os seus usuários os ambientes gráficos nos seus respectivos sabores (Cinnamon Edition e MATE Edition) Cinnamon 3.0, que ainda está em desenvolvimento, e o MATE 1.14, lançado recentemente com inúmeras melhorias em diversas áreas, incluindo um melhor suporte para GTK+ 3.

"Vamos falar um pouco sobre o desenvolvimento deste mês. Ainda é muito cedo para falar sobre algumas das grandes coisas que estamos trabalhando (painéis verticais e múltiplos backgrounds no Cinnamon, novo ícone e temas GTK), mas algumas mudanças legais já chegaram, por isso vou tentar dar a você uma pequena visão geral", diz Clement Lefebvre em sua postagem.

O Linux Mint 18 será lançado com uma nova versão do software Update Manager, o gerenciador padrão de pacotes que agora conta com suporte para HiDPI, widgets e animações na tela principal e de preferências, além da possibilidade de usar temas alternativos, bem como novas configurações para a seleção de atualizações do kernel.

Update Manager

Além disso, haverá uma janela de seleção do kernel renovada, permitindo que os usuários possam ter em mãos informações atualizadas sobre os kernels disponíveis, como também explica o que é um kernel, como selecioná-los no momento da inicialização, o que acontece com módulos DKMS quando vários núcleos estão instalados e muito mais. Sem falar que o Update Manager agora contará com uma tela exclusiva para configurar as atualizações.

Nova tela de seleção do kernel.

Nova tela para configurar as atualizações do Update Manager.

Ainda, de acordo com Clement, o Cinnamon 3.0 contará com uma nova janela de configuração de som, completamente reescrita em Python. Quanto aos novos ícones e temas, o Linux Mint 18 deve possuir ambos Mint-X e o novo Mint-Y (nome não oficial), sendo este último baseado no popular tema GTK Arc e ícone Moka.

Nova janela de configuração de som do Cinnamon 3.0.

Neste link, você confere a postagem completa de Clement Lefebvre, além de ter acesso a mais detalhes. Para mais novidades sobre o Linux Mint e tudo que gira no universo Linux, fique ligado no LinuxBuzz.


FONTE: Softpedia | Linux Mint

COMENTÁRIOS