Novo framework do KDE promete facilitar o desenvolvimento de aplicações multiplataforma


O projeto KDE anunciou recentemente um novo framework criado especialmente para os desenvolvedores que querem construir aplicações multiplataforma, não só apenas para o desktop, mas apps que também rodem em dispositivos móveis que possuem os sistemas operacionais Android e iOS. Trata-se do Kirigami UI, que é baseado na tecnologia Qt.

"Agora, com o KDE expandido seu foco para além dos computadores desktop e laptop para o setor móvel e incorporado, os nossos componentes baseado em QWidgets por si só não são mais suficientes. A fim de permitir que os desenvolvedores criem facilmente aplicativos baseados no Qt que são executados em qualquer sistema operacional móvel ou desktop (incluindo o nosso próprio ambiente gráfico Plasma em vigor e o futuro Plasma Mobile, é claro), criamos uma estrutura que se estende ao touch-friendly Qt Quick Controls: Bem-vindo Kirigami UI!", explica Thomas Pfeiffer, do projeto KDE.

De acordo com o KDE, o novo framework Kirigami UI é mais do que apenas uma coleção de ferramentas dirigidas a desenvolvedores do Qt que querem construir aplicações multiplataforma, aplicativos baseados em Qt que são executados em todos os principais sistemas operacionais móveis e de desktop, incluindo distribuições Linux, Windows, OS X, Android e iOS. O projeto afirma que é uma filosofia para definir interface de usuário e padrões de experiência precisas.

Kirigami UI promete permitir que os desenvolvedores do Qt possam desenvolver aplicações consistentes e intuitivas que oferecem uma grande experiência para os usuário em todas as principais plataformas mencionadas acima, bem como sobre o próprio ambiente gráfico KDE Plasma e a próxima interface de usuário Plasma Mobile. Tudo o que você precisa saber sobre o Kirigami UI deve estar disponível no oficial anúncio. Kirigami UI será lançado oficialmente no próximo mês.


FONTE: Softpedia | KDE
IMAGEM: KDE

COMENTÁRIOS