O próximo ambiente gráfico Xfce 4.14 terá suporte completo para GTK+ 3


O Xfce 4.14, o futuro sucessor do atual Xfce 4.12, deve trazer diversas melhorias e novidades nos seus principais componentes e aplicativos, mas a maior delas ,provavelmente, é o fato da nova versão do ambiente gráfico ser portado para o kit de ferramentas de última geração GTK+ 3, proporcionando aos seus usuários uma interface mais moderna.

"O longo caminho para Xfce 4.14. Eu espero que você ainda queira algumas notícias sobre o Xfce! Como de costume, o desenvolvimento do Xfce é lento, tem alguns problemas de organização (apenas alguns membros têm acesso aos servidores, e muitas vezes não estão presentes), e há falha no “core” mantenedores/mentores", explicam os desenvolvedores.

Algumas aplicações do núcleo do Xfce já foram portados para o GTK+ 3, como o Xfce Power Manager, mas muitos outros como Xfce4-panel, Xfce4-session, libxfce4ui, Xfce4-notifyd e Xfce4-Appfinder ainda estão em desenvolvimento. Muitos dos plugins do Xfce também receberam portes para o GTK+ 3.

Além disso, a biblioteca dbus-glib será substituída por GDbus, os ícones simbólicos serão utilizados na maioria das aplicações Xfce e dos plugins do Xfce Panel, como também receberão uma nomenclatura consistente que segue as especificações fd.o, os widgets obsoletos serão substituídos e o compositor xfwm4 também está recebendo algumas novidades, como libepoxy, DRI3/Present e suporte para GLX, bem como a implementação vsync via OpenGL.

Ambiente gráfico Xfce 4.12.

Sem data marcada para lançamento

Cada nova versão principal do Xfce leva cerca de dois a três anos para ficarem prontas para o usuários final. No momento em que escrevo este artigo, ainda não há data de lançamento definida para o lançamento do Xfce 4.14, mas assim que os desenvolvedores liberarem mais informações, manteremos você informado.


FONTE: SoftpediaAlteroot.org

COMENTÁRIOS