O Ubuntu 16.04 LTS trará os sistemas de arquivos CephFS e ZFS para plataformas cloud


Em um comunicado publicado nesta quarta-feira (20), a Canonical revelou mais alguns detalhes sobre as novidades presentes na próxima versão do seu sistema operacional, o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), que tem estado em desenvolvimento durante os últimos seis meses, como qualquer outra versão do Ubuntu. Durante este tempo, ele recebeu inúmeras melhorias sob o capô, algumas mudanças no visual, tecnologias atualizadas e novos recursos.

De acordo com a Canonical, confirmando o que já tínhamos anunciado anteriormente, o Ubuntu 16.04 LTS vai oferecer aos usuários a possibilidade de instalar pacotes snap, também conhecido como Snappy, em ambas as edições desktop e servidor, oferecendo um novo formato seguro e robusto, o hypervisor LXD 2.0 com OpenStack Mitaka, bem como o suporte para as plataformas LinuxONE e System Z da IBM.

Além disso, o sistema operacional será o primeiro de seu tipo a oferecer os sistemas de arquivos CephFS e ZFS para o armazenamento em nuvem em grande escala. A Canonical também fez muitos progressos com sua visão de convergência, fazendo com que a plataforma Ubuntu esteja mais perto de ser a primeira baseada no kernel Linux totalmente convergente, estando no desktop, em dispositivos móveis, servidores e na Internet das Coisas (IoT).

"As principais operações baseadas em nuvem e a robótica avançada está executando em grande parte no Ubuntu e esta nova versão é a base para a próxima onda de sua inovação", diz Mark Shuttleworth, fundador da Canonical. "Estamos orgulhosos de servir às necessidades das empresas, e de pesquisas, e milhões em particular, e os usuários sem fins lucrativos, com uma única plataforma partilhada de software livre".

O Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) terá suporte por 5 anos

Em 21 de abril, a Canonical vai lançar oficialmente o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus). O sistema operacional é uma versão LTS (Long Term Support, ou suporte a longo prazo, em tradução livre), o que significa que a empresa vai fornecer aos usuários patches de segurança e atualizações de software por um período de 5 anos, durante o qual o SO deve receber um total de cinco lançamentos de manutenção.

Para mais detalhes sobre as novidades presentes no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), recomendamos que você confira o anúncio oficial da empresa, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | Ubuntu

COMENTÁRIOS