Windows 10 vs Ubuntu 16.04: confira testes de benchmarks com a API Vulkan em gráficos NVIDIA


Com a chegada da Vulkan, a NVIDIA não perdeu tempo e lançou seu driver de vídeo (em fase beta) com suporte à API para Windows e Linux. Com isso, The Talos Principle se tornou o laboratório de testes, sendo o primeiro título a rodar com a nova tecnologia. Para quem estava ansioso em ver alguns benchmarks envolvendo as duas plataformas, o site Phoronix realizou alguns testes iniciais em um PC de alta performance.

Para realizar os testes, o pessoal do site Phoronix utilizaram um processador Intel Xeon E3-1280 v5 Skylake, placa mãe MSI C236A Workstation, 16GB de memória RAM DDR4-2133MHz e um SSD Samsung 850 de 120GB. A versão do Ubuntu utilizada foi a 16.04, que conta com o Linux Kernel 4.4, juntamente com o driver NVIDIA 364.12. Do outro lado está o Windows 10 Pro x64 com o driver NVIDIA 364.72. As placas de vídeo da NVIDIA utilizadas para os testes foram as GeForce GTX 950, GTX 970 e GTX 980 Ti.

Como podemos ver no gráfico abaixo, durante os testes, quando se trata do DirectX 11 (Windows 10) vs OpenGL (Ubuntu 16.04), o desempenho de The Talos Principle nas três placas gráficas NVIDIA testadas foi bastante competitivo entre os sistemas operacionais concorrentes, OpenGL/Linux parece ter uma ligeira vantagem.


No que diz respeito ao desempenho da API Vulkan entre o Windows 10 e Ubuntu 16.04, enquanto ambos estavam usando o driver NVIDIA da série 364.xx, os resultados do Linux em todas as três placas de vídeo testadas estavam visivelmente mais rápidos! Isso é no mínimo interessante, já que normalmente o desempenho de gráfico da NVIDIA é bem próximo em ambas as plataformas Linux e Windows, isso com base em comparações anteriores com o OpenGL.


Vale ressaltar que, como mencionamos no início do artigo, estes foram apenas alguns testes iniciais feitos pelo Phoronix, mas nos dá um gostinho do que esperar de um futuro não muito distante, pelo menos por parte da NVIDIA. Fique ligado para mais Ubuntu 16.04 vs Windows 10.


FONTE: Phoronix
IMAGENS: Phoronix

COMENTÁRIOS