Além de conseguir rodar Linux e Steam no PS4, hacker consegue jogar Bastion


Como muitos de vocês já devem saber, quando o assunto é Linux, existem inúmeras possibilidades e coisas para se fazer. Incrivelmente, a plataforma pode estar por toda a parte. E foi com isso em mente que um hacker conseguiu rodar a distro Arch Linux, juntamente com o serviço de distribuição digital de jogos da Valve, o Steam, no aclamado PlayStation 4.

Até aí, tudo bem. O que é mais surpreendente é que foi possível rodar o jogo Bastion no console da Sony, aparentemente, sem muitos problemas. Ficou curioso? Confira o vídeo abaixo:



A empreitada foi possível graças ao grupo de hackers Fail0verflow que disponibilizou há algum tempo um patche no GitHub que proporciona aceleração 3D, além de, claro, alguns outros patches que possibilitam a instalação do sistema do pinguim no PS4.

Como o console usa uma APU AMD Jaguar com 8 núcleos e uma GPU semi-custom AMD GCN com 18 unidades de computação, o grupo Fail0verflow não precisou de muito para implementar o suporte a aceleração 3D, fazendo uso da biblioteca de gráficos 3D Mesa, que lida com a API OpenGL, libdrm e do driver DDX (Device Dependent X) xf86-video-ati, responsável por lidar com produtos AMD na grande maioria das distribuições Linux.

Qual jogo disponível para Linux no Steam você quer ver rodando no PS4?


FONTE: GamingOnLinuxOsirisX/Twitter

COMENTÁRIOS