AMD vs NVIDIA: confira testes de benchmarks com Dota 2 e Vulkan


No comecinho da semana, a Valve lançou uma nova atualização para o seu MOBA "Dota 2" que traz o suporte para a API Vulkan, como noticiamos anteriormente. Agora, o site Phoronix, conhecido pelos seus benchmarks envolvendo a plataforma Linux, resolveu fazer um comparativo para que possamos saber qual das duas principais fabricantes de GPUs do mercado, AMD e NVIDIA, estão oferecendo, atualmente, o melhor suporte para a API, além de alguns testes também com o OpenGL.

Vale ressaltar, desde o início, que o suporte do jogo para a Vulkan ainda está em sua fase beta, apesar da Valve já vim trabalhando na novidade antes mesmo do consórcio The Khronos Group, que também é responsável pelo OpenGL, lançar oficialmente a nova API.

Para realizar os testes, o site utilizou o sistema operacional Ubuntu 16.04 LTS, juntamente com o recém lançado AMD GPU-PRO 16.20.3 Beta com as GPUs Radeon R9 285, R9 290 e R9 Fury. Do lado "verde" da força, foi usado o driver de vídeo NVIDIA 367.18 Beta com as GPUs GeForce GTX 780 Ti, GTX 960, GTX 970, GTX 980 e GTX 980 Ti.

AMD vs NVIDIA

Como podemos ver no gráfico abaixo, quando o assunto é o OpenGL, a NVIDIA sai na frente com sua placa de vídeo GeForce GTX 980 Ti com um bom desempenho, até mesmo, se comparada com os outros modelos de GPUs da empresa.



Mesmo que o AMD GPU-PRO 16.20.3 Beta tenha chegado com um foco especial no suporte para Dota 2 com a Vulkan, quando o assusto é a nova API, o resultado não foi muito diferente do vimos no gráfico acima. No entanto, o lado "vermelho" da força saiu na frente com as GPUs Radeon R9 Fury e Radeon R9 285, se comparado com as GeForce GTX 980 e GTX 780 Ti.



Como você deve ter percebido, com GPUs de ambas as fabricantes AMD e NVIDIA, Dota 2 com Vulkan é mais lento do que com o seu estável e maduro renderizador OpenGL. Isto não é surpreendente, já que é algo semelhante ao que aconteceu com o jogo The Talos Principle quando foi apresentado pela primeira vez com suporte para a Vulkan, onde a performance do título não foi magicamente melhor que com o OpenGL.

Além disso, o site Phoronix destaca que o uso da CPU foi menor com a Vulkan do que com o OpenGL, algo entre 14~20% e 28~35%, respectivamente, o que não deixa de ser uma boa notícia. Como podemos ver nos gráficos abaixo (quanto mais para a esquerda, ou menos, melhor):

OpenGL


Vulkan


Neste artigo, você conferiu apenas um resumo dos testes de benchmarks feitos pelo site Phoronix envolvendo GPUs da AMD e NVIDIA com o título Dota 2 com Vulkan e OpenGL. Para conferir mais detalhes sobre os resultados, clique aqui.


FONTE: Phoronix

COMENTÁRIOS