Como instalar o GNOME 3.20 no Ubuntu 16.04 LTS


Com lançamento inicial em 23 de março, o GNOME 3.20 possui uma série de melhorias na experiência do ambiente gráfico, atualiza o conjunto de aplicativos essenciais e adiciona mais refinamentos para o GNOME Shell. Para instalar o GNOME 3.20 no Ubuntu 16.04, você precisará de duas coisas, e o mais importante delas é paciência.

Isso porque a forma de obter o GNOME 3.20 que você vai ver neste artigo não é suportado oficialmente: faça a seu próprio risco. Obviamente, as coisas podem ser mais tranquilas se você já usa o Ubuntu GNOME 16.04.

Além disso, é importante ressaltar que, atualmente, alguns aplicativos atualizados do GNOME ainda estão em falta nos PPAs que vamos adicionar, ou seja, você pode não obter a ultima versão estável do Evince, Web (navegador Epiphany) ou Vinagre. Para mais detalhes sobre o que está ou não incluído, veja a lista de apps publicados neste PPA.

Instalando o GNOME 3.20 no Ubuntu 16.04 LTS


Para obter o GNOME 3.20, será necessário primeiro adicionar os PPAs GNOME 3 Testing e GNOME 3 “Stable”. Para isso, execute os comandos abaixo no seu Terminal (no Unity use o atalho de teclado CTRL+ALT+T):
  • sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3-staging
  • sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3
Agora atualize os repositórios do sistema:
  • sudo apt update
Caso você já tenha o GNOME instalado ou se for usuário do Ubuntu GNOME 16.04, execute:
  • sudo apt dist-upgrade
Ou caso você seja usuário do Ubuntu 16.04 LTS, instale o GNOME 3.20 com o comando:
  • sudo apt install gnome gnome-shell
Durante o processo de instalação/atualização, você será solicitado para escolher qual o gerenciador de sessão pretende utilizar como padrão. Se você pretende alternar entre o GNOME e outros ambientes gráficos, como o próprio Unity, a recomendação é de que você escolha o LightDM.

Após todo o processo concluído, você deve reiniciar o sistema para garantir que tudo vai funcionar bem. Quando o sistema iniciar, lembre-se de selecionar a sessão do GNOME a partir da tela de login.

Removendo o GNOME 3.20

Caso queira remover o GNOME 3.20, execute no terminal, em seguida, reinicie o sistema:
  • sudo apt install ppa-purge
  • sudo ppa-purge ppa:gnome3-team/gnome3-staging
  • sudo ppa-purge ppa:gnome3-team/gnome3


FONTE: OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS