Confira alguns dos novos recursos da biblioteca de gráficos 3D Mesa 12.0


Como noticiamos anteriormente, a primeira build RC da biblioteca de gráficos 3D Mesa 12.0 já está disponível para download e teste. A versão final está programada para ser lançada no próximo mês trazendo melhorias no desempenho e várias correções de bugs. Confira uma visão geral dos novos recursos presentes no Mesa 12.0.

Agora, o OpenGL 4.3 está disponível para os drivers de vídeo open source Intel i965 (com hardware Broadwell e mais recentes), Nouveau NVC0 (para GPUs NVIDIA Fermi e Kepler) e RadeonSI (quando se usa LLVM 3.9 SVN). Isso é um grande marco para a biblioteca de gráficos 3D, especialmente quando se trata do driver Intel que até agora só oferecia suporte ao OpenGL 3.3. Muitos desses drivers também estão perto do OpenGL 4.4 ~ 4.5, que deve ser alcançado no próximo lançamento de Mesa, que deve sair no mês de setembro.

Além disso, a funcionalidades do OpenGL ES 3.1 agora estão presentes nos drivers Nouveau NVC0 e RadeonSI, o driver Vulkan da Intel, também conhecido como Intel Anvil/Anv, está disponível no Mesa 12.0 e há melhorias de desempenho OpenGL para Intel Skylake, bem como para hardware Broadwell, como também para RadeonSI, incluindo performance muito mais rápida "tessellation", novo código de cópia textura e muito mais.

Outra novidade também é o suporte para vídeo DRI3 no VAAPI (Video Acceleration API) e "state trackers" VDPAU Gallium3D. Há também melhorias para Direct3D 9 no Gallium3D "Nine" para ser usado por patches adicionais do Wine, a adição da nova interface de interoperabilidade elaborada pela AMD como parte de sua arquitetura de driver híbrido (AMDGPU e AMD GPU-PRO).

Por ultimo, mas não menos importante, o suporte para a arquitetura AMD Polaris está disponível no RadeonSI, mas é necessário possuir o Linux Kernel 4.7, que atualmente está em sua primeira build RC, como também as versões mais recentes do LLVM e libdrm. Além disso, a renderização por hardware da Intel, o OpenSWR, também fez sua estreia como uma nova opção para GPU baseada em software Softpipe e LLVMpipe.

Se tudo ocorrer bem, a versão final da biblioteca de gráficos 3D Mesa 12.0 pode ser lançada no dia 10 de junho. Caso contrário, seu lançamento acontecerá no dia 17 do mesmo mês.


FONTE: Phoronix

COMENTÁRIOS