DOOM roda em até 200 frames com a GeForce GTX 1080 e a API Vulkan


Durante evento especial, que o correu na última sexta-feira (06) em Austin, no Texas, a NVIDIA finalmente revelou os detalhes da novíssima GeForce GTX 1080, que chega como substituta da GTX 980. Aproveitando a ocasião, a id Software subiu ao palco para fazer uma demonstração do desempenho de DOOM com a nova GPU, rodando o título com a API multiplataforma Vulkan, principal concorrente do DirectX 12.

O vídeo, que você confere logo abaixo, mostra o jogo sendo executado em 1080p (que é o limite do projetor sendo utilizado na apresentação), começando com a função V-Sync habilitada, rodando em 60 quadros por segundo. Em seguida, os desenvolvedores desabilitam o recurso e o game fica entre 120 e 200 FPS.



A id Software revela que ainda é preciso corrigir alguns problemas que ocorrem com o gráfico do título, especialmente quando o jogo alcança os 200 FPS. Segundo o estúdio, isso acontece porque há alguns bugs relacionados com a engine do game que vem a tona quando há altas taxas de quadros por segundo. Alguns desses bugs não tinham sido detectados até a equipe "alcançar a performance entregue pela GeForce GTX 1080".

A GeForce GTX 1080 é duas vezes mais poderosa do que a GTX TITAN X


Segundo Jen-Hsun Huang, CEO da NVIDIA, a GeForce GTX 1080 é fruto de um trabalho que estava em desenvolvido durante anos, que envolveu milhares de funcionários e custou bilhões de dólares (um valor tão alto que dava para visitar Marte). O resultado é uma placa de vídeo que apresenta desempenho superior ao que é obtido em uma configuração SLI de duas placas GeForce GTX 980.

GeForce GTX 1080

Ainda, de acordo com Huang, a nova GPU, que chega equipada com 8GB de memória GDDR5X, é capaz até mesmo de entregar o dobro de performance gráfica da incrível GTX TITAN X em RV. Além disso, a NVIDIA ainda conseguiu otimizar o chip para entregar três vezes a performance energética.

A GeForce GTX 1080 deve oferecer suporte total para a plataforma Linux, e isso inclui as APIs gráficas Vulkan e OpenGL 4.5, e chega para o consumidor no dia 27 de maio. Por outro lado, DOOM deve ser lançado no dia 13 de maio para Windows, PS4 e Xbox One. No entanto, ainda não há uma data oficial para a estreia do jogo no Linux.


FONTE: PC Gamer | TecMundo
IMAGEM: NVIDIA

COMENTÁRIOS