Futuramente, Mesa pode suportar a tecnologia GLVND, da NVIDIA


A biblioteca de gráficos 3D responsável por lidar com a API OpenGL na plataforma Linux, Mesa, futuramente terá suporte para a tecnologia open source GLVND (OpenGL Vendor Neutral Dispatch Library), da NVIDIA. Adam Jackson, da Red Hat, publicou recentemente os patchs com a implementação que deve oferecer compatibilidade com a interface libglvnd para Mesa.

Com isso, será possível simplificar ainda mais a instalação de drivers de vídeo no Linux, permitindo que diferentes drivers OpenGL possam coexistir no mesmo sistema, seja ele proprietário ou open source. Isso significa também que não vão substituir uns aos outros, nem causar estragos nos arquivos da biblioteca de gráficos 3D Mesa.


O GLVND, que é um projeto open source, já tem estado em desenvolvimento há alguns anos pela NVIDIA como parte de um novo Linux OpenGL ABI e, ao menos por enquanto, está disponível apenas no driver de vídeo em seu formato binário da empresa.

A AMD também deve dar suporte para o GLVND

Felizmente, a AMD já tinha anunciado há algum tempo que também pretende dar suporte ao GLVND nas futuras versões de seu driver de vídeo proprietário para Linux. Isso significa que o AMD Radeon GPU-PRO, o driver da empresa com suporte à API Vulkan, já terá a tecnologia implementada.

"Estamos interessados em implementar o suporte para o LIBGLVND agora que ele atendeu um nível razoável de integridade e estabilidade. Estamos no processo de avaliação para sabermos quando podemos adicionar o suporte em nosso roteiro", afirma a AMD ao site Phoronix.

Mais informações sobre o projeto GLVND podem ser encontradas no GitHub, clicando aqui. Infelizmente, ainda não se sabe em qual futura versão da biblioteca de gráficos 3D Mesa o GLVND passará a ser implementado, por isso, fique ligado!


FONTE: Phoronix | Freedesktop.org

COMENTÁRIOS