Implementação ZFS para Linux agora possui suporte para o Linux Kernel 4.5 e 4.6

Os desenvolvedores do ZFS para Linux anunciaram na última sexta-feira (13) uma nova build da implementação OpenZFS para as distribuições Linux, a versão 0.6.5.7 que, de acordo com as notas de lançamento, a maior novidade é o suporte para as últimas versões do Linux Kernel, ou seja, as versões 4.5, atualmente a mais avançada e estável, e a 4.6, que ainda está em desenvolvimento, mas pode ser oficialmente lançada amanhã, 15 de maio.

Contudo, a versão 0.6.5.7 do ZFS para Linux também possui correções de bugs e melhorias. Entre elas, podemos citar o suporte para Solaris Porting Layer (SPL) na arquitetura PowerPC (PPC), melhor suporte para namespaces UID e mapeamento GID e correção para o miswriting da ZPL (ZFS POSIX Layer) do padrão POSIX ACL (Access Control Lists).

Além disso, os utilitários ZFS foram atualizados para trabalhar como o esperado com partições de disco que acabam de ser criados, suporte para a funcionalidade de importação para usar nomes de dispositivos que estão armazenados no rótulo, bem como a adição de 32-bits do FS_IOC32_{GET|SET}FLAGS compat ioctls para a arquitetura PPC (PowerPC).

Por último, mas não menos importante, o ZFS para Linux agora garante que o diretório /dev/disk/by-partlabel está corretamente preenchido e corrige um bug na função ioctl zfs_secpolicy_write_perms. VocÊ pode baixar o código fonte da versão 0.6.5.7 do ZFS para Linux clicando aqui.


FONTE: Softpedia | GitHub

COMENTÁRIOS