Já é possível instalar pacotes Snappy com o Ubuntu Software


Como já tínhamos publicado anteriormente, a Canonical lançou recentemente uma atualização com correções para o GNOME Software, chamado pela empresa de Ubuntu Software no Ubuntu 16.04 LTS. Agora, além de poder instalar pacotes .deb de terceiros através da nova loja de aplicativos, você também pode gerenciar arquivos Snappy, como já era possível através do Terminal.

Contudo, ao menos por enquanto, só é possível instalar aplicativos no formato de arquivo Snappy que estão disponíveis na loja uApp Explorer. Para isso, tudo que você precisa fazer é abrir o Ubuntu Software, procurar o respectivo snap (por exemplo, notes snap) e instalá-lo. Curiosamente, para prosseguir com a instalação, você vai precisar de uma conta no Ubuntu One.

Instalando pacote Snappy no Ubuntu Software.
Instalando o aplicativo Notes no formato Snappy.

Esta nova versão do Ubuntu Software é baseada no GNOME Software 3.20.1 e, além de permitir a instalação de pacotes snap, também possui suporte para o reconhecimento do AptUrl, para facilitar a instalação de softwares de terceiros, a possibilidade de visualizar informações de versão e tamanho para aplicações ainda não instaladas e o número de comentários exibidos para um aplicativo foi aumentado de 10 para 30.

Um pouco mais sobre os pacotes Snappy

O Snappy, ou simplesmente snap, é uma inovação da Canonical, um tipo de pacote para softwares criados especificamente para o sistema operacional Snappy Ubuntu Core, que pode ser usado para todos os tipos de dispositivos embarcados e da Internet das Coisas (IoT - Internet of Things).

De acordo com a própria dona do Ubuntu, entre as diversas vantagens do snap, os pacotes desse tipo são instalados como uma espécie de contêiner - de forma reservada e separada no seu sistema operacional Ubuntu, não tendo qualquer impacto sobre o restante das aplicações e bibliotecas presentes no SO. No entanto, na prática a história é outra.

O novo formato apresentado pela empresa não é seguro com o X11, usado por padrão no Ubuntu pada desktop, como já mencionamos em um outro artigo. Isso porque a novidade foi criada a partir do zero para trabalhar com o Mir, servidor de exibição de próxima geração disponível no sistema operacional móvel Ubuntu Touch. Provavelmente, este é o motivo no qual só é possível instalar pacotes snap com o Ubuntu Software apenas os que estão disponíveis na loja Ubuntu Snappy.


FONTE: Softpedia

COMENTÁRIOS