É oficial: Chrome OS terá suporte para a Google Play Store e aplicativos Android


A Google está trabalhando para implementar o suporte para a loja de apps do Andorid, a Google Play Store, no Chrome OS, o sistema operacional baseado no kernel Linux dos Chromebooks, resultando na chegada de mais de 1 milhão de aplicativos. A novidade deveria ter aparecido na keynote de abertura da Google I/O, mas, segundo o site 9to5Google, isso não aconteceu por limitações de tempo.

A empresa de Mountain View está fazendo com que todos os aplicativos Android estejam disponíveis no Chrome OS para Chromebooks e Chromeboxes. Todos os apps devem rodar no sistema operacional através de uma nova implementação baseada em container Linux, de modo que não prejudique o desempenho e que não limite os recursos das aplicações.

Graças a essa novidade, especula-se que, no futuro, também será possível rodar aplicativos tradicionais do Android em distribuições Linux através do navegador Chrome. No entanto, nada ainda foi confirmado pela Google.

Google Play Store em um Chromebook.
Google Play Store em um Chromebook.

"[...] Os nossos usuários muitas vezes nos dizem que eles gostariam de fazer ainda mais com seus Chromebooks -- executar mais aplicativos, usar arquivos do Office mais facilmente, se conectar com uma variedade de aplicativos e fazer mais quando eles estão offline", diz os desenvolvedores em um post no blog oficial do Chrome. "Então, nós estamos trazendo Google Play (a loja de aplicativos mais popular do mundo) para os Chromebooks."

"Isto significa que você será capaz de baixar e usar aplicativos Android, assim você pode fazer uma chamada Skype, trabalhar com arquivos do Office e ser produtivo de maneira offline -- ou fazer uma pausa com jogos como Minecraft, Hearthstone ou Clash of Clans. Os mesmos aplicativos que rodam em celulares e tablets agora podem ser executados em Chromebooks sem comprometer a sua velocidade, simplicidade e segurança. Isso é bom para os usuários e grande para os desenvolvedores - além de telefones e tablets, eles serão capazes de trazer facilmente seus aplicativos para os laptops. E tudo isso é construído em cima do Chrome OS, para que os usuários possam continuar tendo tudo o que ama em seus Chromebooks."

Ainda, de acordo com os desenvolvedores, os primeiros modelos de dispositivos que vão receber a loja de aplicativos Google Play Store são o ASUS Chromebook Flip, Acer Chromebook R 11 e, posteriormente, o Chromebook Pixel. Além disso, a empresa de Mountain View também está trabalhando com suas fabricantes parceiras para lançar alguns novos aparelhos especialmente concebidos para jogos.

No momento em que escrevo este artigo, a Google ainda não anunciou nem uma data para a estreia da Play Store no Chrome OS, apenas se sabe que será em breve. Caso você esteja curioso e queira saber mais sobre os modelos de Chromebooks que terão suporte para a Google Play Store, clique aqui.


FONTE: Phoronix | Adrenaline | Chrome Blog
IMAGEM: Chrome Blog

COMENTÁRIOS