O sistema de arquivos ZFS agora está disponível para o Debian


Graças ao projeto OpenZFS, que possui o objetivo de proporcionar um suporte nativo ao ZFS para qualquer distribuição Linux, o sistema de arquivos agora também está disponível no Debian. A novidade já estava presente nos sistema operacionais Arch Linux, Ubuntu, Fedora, Gentoo, Red Hat Enterprise Linux, CentOS e openSUSE.

"Hoje, depois de muitos anos de trabalho árduo de muitas pessoas, o ZFS para Linux finalmente estreou no Debian. O status do pacote pode ser visto no rastreador de pacote para zfs-linux e a página de status da equipe. Se você quiser ajudar, por favor junte-se a nós. O código fonte está disponível via git no Alioth. Também seria ótimo se você pudesse ajudar com o pacote dkms, pois é uma peça importante do quebra-cabeças para obter o ZFS trabalhando", diz Petter Reinholdtsen, do projeto Debian.

O Debian parece ser uma das últimas distribuições Linux mais famosas que adiciona o ZFS para Linux em seus repositórios de software, já que a Canonical implementou o suporte completo para o sistema de arquivos no recém-lançado Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus).

A implementação do ZFS no Debian pega emprestado alguns dos patches disponíveis para o Ubuntu, pelo menos de acordo com o changelog para o zfs-linux 0.6.5.6-2, a versão atualmente disponível no Debian. Se você estava planejando testar o ZFS para Linux no Debian, agora você pode fazer isso.


FONTE: SoftpediaPetter Reinholdtsen

COMENTÁRIOS