Ubuntu MATE 16.10 pode migrar para o GTK3 e possuir suporte para pacotes Snappy


Agora que o Ubuntu MATE 16.10 já está em desenvolvimento, a equipe responsável pela distribuição Linux começou a liberar algumas informações sobre o que pode estar presente na próxima versão do sistema operacional, como também o que já está confirmado, que é o que noticiamos recentemente com os aplicativos "Ubuntu MATE Welcome" e "Software Boutique".

Entre as novidades que podem estar presentes na próxima versão do Ubuntu MATE, podemos citar o uso do GTK3 como padrão. No entanto, apesar dessa decisão proporcionar inúmeras vantagens, também pode trazer algumas desvantagens, como bugs em alguns Applets e, até mesmo, deixar o GNOME Main Menu (o menu do layout do painel openSUSE) sem suporte, algo que Martin Wimpress, líder do projeto Ubuntu MATE, está chamando de "O Bom, o Mau e o Feio".

Com tudo, de acordo com Martin, a mudança para o GTK3 é importante porque algumas bibliotecas que o MATE GTK2+ depende estão sem manutenção, obsoletas e sendo removidas de muitas distribuições. Com isso, segundo ele, para que o MATE continue relevante, é essencial migrar o ambiente gráfico para o GTK3+.

Ainda, segundo ele, com o MATE 1.14 sendo desenvolvido com o GTK3, um suporte inicial para HiDPI estará disponível, permitindo que, não só o ambiente gráfico, mas todos os aplicativos GTK3 possam ser processados em alta qualidade, o que pode ser ideal para monitores 4K.

Outra novidade é que, além do Ubuntu MATE 16.10 possuir suporte para Snappy, o ambiente gráfico também estará disponível com o novo formato de pacotes da Canonical. Com isso, os desenvolvedores pretendem oferecer aos usuários sempre as últimas versões do MATE assim que forem lançadas.

"Nós não estamos deixando de lado o modelo de distribuição baseada no pacote clássico do Debian. Queremos deixar este ponto tão claro quanto possível. O modelo de distribuição de pacotes clássico baseado em Debian não está sendo descartado", afirma Martin Wimpress.


FONTE: Softpedia | Ubuntu MATE

COMENTÁRIOS