Ubuntu MATE 16.10: aplicativos Software Boutique e Welcome recebem novos recursos


O desenvolvedor do Ubuntu MATE, Martin Wimpress, anunciou na última segunda-feira (23) em uma publicação feita em seu perfil oficial no Google+ que a próxima versão do sistema operacional, a 16.10, já está em desenvolvimento, além de receber algumas novidades interessantes, como novas versões das aplicações "Ubuntu MATE Welcome" e "Software Boutique" para uma melhor experiência do usuário.

Por exemplo, o gerenciador de pacotes gráfico do sistema operacional Software Boutique agora vem com um recurso de pesquisa inicial chamado Boutique Search, que não só permite que os usuários procurem por aplicativos, mas que também possam iniciar alguma aplicação, atualizar ou remover todos elas a partir de uma mesma tela.

O novo recurso Boutique Search do Software Boutique.
O novo recurso Boutique Search do Software Boutique.

Por outro lado, o aplicativo de boas vindas Ubuntu MATE Welcome foi atualizado para a versão 16.10.0 e agora apresenta uma nova categoria chamada Boutique News, que promete manter os usuários informados sobre as últimas mudanças implementadas nos softwares em cada lançamento.

O novo recurso Boutique News do Ubuntu MATE Welcome.
O novo recurso Boutique News do Ubuntu MATE Welcome.

Contudo, a boa notícia é que as novas versões de ambas as aplicações já foram portadas para a atual versão estável do sistema operacional, o Ubuntu MATE 16.04 LTS, o que significa que você já pode atualizar o seu SO e aproveitar as novidades.

"Ubuntu MATE Welcome e Sotware Bouqitue foram atualizados para [o Ubuntu MATE] 16.10, os novos recursos foram portados para o Ubuntu MATE 16.04 e já estão disponíveis", diz Martin Wimpress. "Se você se inscrever no Welcome ao atualizar, você terá acesso ao Boutique News e o recurso Boutique Search no Ubuntu MATE 16.04 agora mesmo."

O desenvolvimento do Ubuntu MATE 16.10 acaba de começar e uma primeira build Alpha estará disponível em 30 de junho. Em seguida, a segunda build Alpha estará pronta para testes públicos um mês depois, em 28 de julho, seguida da primeira versão beta em 25 de agosto.

A segunda e ultima versão beta deve chegar em 22 de setembro e, finalmente, o Ubuntu MATE 16.10 será oficialmente lançado em 20 de outubro, juntamente com os outros sabores oficiais do Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak).


FONTE: SoftpediaMartin Wimpress/Google+

COMENTÁRIOS