Unity 8 não será o ambiente gráfico padrão do Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak)

Logo Unity 8

O Ubuntu Online Summit 2016 já começou e seu foco é o Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak) que, entre as suas características mais esperadas, estava o ambiente gráfico Unity 8 que, infelizmente, não vai ser o padrão nesta nova versão do sistema operacional, que deve continuar sendo o Unity 7. Na tentativa de justificar sua decisão, a Canonical afirma que o Unity 8 ainda está sob desenvolvimento pesado.

Quem também entra nessa lista é o servidor de exibição de próxima geração Mir. Até o momento da escrita deste artigo, apenas se sabe que o Ubuntu 16.10 terá a maioria das dependências Python 2 removidas, sendo substituídas por tecnologias mais novas, migração para a série PackageKit 1.0 e a implementação do systemd para a sessão do usuário, que ainda usa UpStart.

Ambiente gráfico Unity 8.
O ambiente gráfico Unity 8.

Além disso, o Ubuntu UI Toolkit será portado do QML para C++, melhorias na experiência de pacotes Snappy com o Ubuntu Software e melhor manipulação de multimonitor. E, apesar de ambos estarem ausentes como padrões, o Unity 8 e Mir receberão uma quantidade significativa de atenção durante o ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 16.10 como, por exemplo, suporte para menu global em XApps e início da integração do suporte de drivers Vulkan.

Fique ligado no LinuxBuzz para mais novidades sobre o Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak) e tudo o que rola no universo Linux.


FONTE: Softpedia | OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS