Lançado o AMDGPU-PRO 16.30 trazendo suporte para a Radeon RX 480


Com o lançamento oficial da Radeon RX 480 nesta quarta-feira (29), a tão aguardada placa com arquitetura Polaris que vem para entregar alto desempenho com baixo consumo de energia, o inesperado aconteceu. Acontece que a AMD também liberou para os usuários da plataforma Linux o driver de vídeo AMDGPU-PRO 16.30 que conta com suporte para a nova GPU da companhia.

Entre outros destaques do AMDGPU-PRO, podemos citar suporte para as APIs OpenGL 4.5, GLX 1.4, OpenCL 1.2, Vulkan 1.0 e VDPAU (Video Decode and Presentation API for Unix), juntamente com compatibilidade para Dota 2 com renderização Vulkan e com algumas funções básicas de visualização e gerenciamento de energia.

Há, no entanto, algumas limitações conhecidas para esta versão do software, como pequenos detalhes corrompidos com os jogos Dying Light e F1 2015, além de alguns problemas com as placas AMD Radeon R9 Fury X e AMD Radeon R9 M395X.

De acordo com a AMD, apenas o Ubuntu 16.04 LTS (64-bits) é oficialmente suportado, porém, felizmente, isso não deve impedir que desenvolvedores e mantenedores de outras distribuições Linux possam criar versões do software para outros sistemas operacionais. Vale ressaltar também que, ao menos por enquanto, o driver possui suporte apenas para placas da série R9 e, agora, a Radeon RX 480.

Para mais detalhes sobre o AMDGPU-PRO 16.30, recomendamos que você confira as notas de lançamento, através deste link. Você pode fazer download do driver clicando aqui.


FONTE: Softpedia | AMD

COMENTÁRIOS