Lançado o Linux Mint 18 ''Sarah'' nas edições Cinnamon e MATE


Foi lançado nesta quinta-feira (30) o Linux Mint 18 "Sarah" nas suas edições Cinnamon e MATE. A nova versão do sistema operacional é baseada no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), isso significa que, além das inúmeras melhorias presentes no SO da Canonical, o Linux Mint 18 também herda o Linux Kernel 4.4 LTS e as versões mais recentes dos drivers de vídeo open source, incluindo o AMDGPU.

O Linux Mint 18 “Sarah” Cinnamon Edition traz o ambiente gráfico recém lançado Cinnamon 3.0, adiciona melhorias para o Update Manager, implementa um novo tema GTK baseado no popular Arc e ícones Moka, chamado de Mint-Y, porém, assim como os desenvolvedores já vinham anunciado anteriormente, não é habilitado por padrão.

Linux Mint 18 “Sarah” Cinnamon Edition
Linux Mint 18 “Sarah” Cinnamon Edition.

Por outro lado, o Linux Mint 18 “Sarah” MATE Edition traz o ambiente gráfico MATE 1.14 e também conta com todas as novidades presentes na edição Cinnamon como, além das mencionadas no parágrafo acima, o suporte para monitores HiDPI, as aplicações X-Apps (Xed, Xviewer, Xreader, Xplayer e Pix), a ferramenta para configuração de firewall Gufw e o gerenciador de login dos usuários do sistema operacional foi atualizado para o MDM (Mint Display Manager) 2.0.

Linux Mint 18 “Sarah” MATE Edition
Linux Mint 18 “Sarah” MATE Edition.

Além disso, também está presente em ambas as edições o suporte para as mais recentes tecnologias GTK3, como também para os novos formatos de instaladores universais, ou seja, Snap e Flatpak. Clicando aqui, você será levado para o site oficial, onde poderá fazer download da sua versão favorita través de um link direto ou por meio de torrent, além de, claro, obter mais detalhes sobre todas as novidades implementadas no Linux Mint 18 "Sarah".


FONTE: Softpedia | Linux Mint

COMENTÁRIOS