Agora é possível rodar o Ubuntu com Unity no Windows 10


Um dos recursos presentes no Windows 10 é o Windows Subsystem for Linux (WSL), fruto de uma parceria entre a Microsoft e Canonical, onde não só é possível rodar o Bash do Ubuntu no sistema operacional, mas também o ambiente gráfico padrão da distribuição Linux, o Unity, como você pode ver na imagem acima. O feito foi realizado por um usuário do GitHub, conhecido apenas como "Guerra24".

Após fazer algumas modificações no Compiz, com a aplicação CompizConfig Settings Manager (CSSM), além de usar uma combinação de VcXsrv e XLaunch, ferramentas para a configuração do X Window, o usuário conseguiu rodar o Ubuntu 14.04.4 LTS com o ambiente gráfico Unity sobre o Windows 10.

"Eu finalmente consegui rodar o Unity dentro do WSL, isso mostra que é totalmente possível executar todo um Desktop Environment, há alguns problemas com dbus e às vezes falhas no VcXsrv, você também não pode sair e a única maneira de sair é fechar o Compiz", diz o usuário Guerra24 no GitHub. "Isto não se aplica apenas com o Unity, eu também testei o [ambiente gráfico] xfce4, mas, neste caso, é necessário apenas a correção do dbus para rodar, mas ainda há mais alguns bugs".

Como esperado, alguns dos aplicativos não são abertos usando esse método e há vários problemas, mas já é um começo. Você pode conferir mais detalhes na publicação oficial no GitHub, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | Guerra24/GitHub

COMENTÁRIOS