Ele chegou! Skype ganha novo cliente para Linux que faz uso da API WebRTC


Recentemente, os desenvolvedores da Microsoft anunciaram que em breve fariam um comunicado "emocionante" a respeito do Skype para Linux e, desde então, surgiram diversas especulações, como o fim do cliente para o sistema do pinguim. Contudo, assim como prometido, foi anunciado hoje (13) a chegada de um novo aplicativo para a plataforma, que você já pode experimentar.

"Queremos tornar mais fácil o modo como as pessoas se conectam no Skype. Hoje, temos o prazer de anunciar o lançamento da versão Alpha do novo cliente do Skype para Linux, reafirmando o nosso compromisso com a comunidade Linux", diz o anúncio oficial.

O novo cliente do Skype para Linux faz uso da WebRTC, API desenvolvida pela W3C para permitir aos navegadores executarem aplicações de chamada telefônica, videoconferência e compartilhamento P2P sem a necessidade de plugins. Em outras palavras, o aplicativo é baseado no Skype for Web, aproveitando tecnologias da web, como a WebRTC, mas oferecendo algumas integrações com o sistema operacional, como uma contagem de mensagens não lidas e ícone na bandeja, sem falar que futuramente mais novos recursos serão implementados. Contudo, é importante ressaltar que não é possível fazer ou receber chamadas de usuários que possuem a versão antiga do Skype para Linux, a 4.3.0.37.

Skype for Linux Alpha

Coisas que você não pode fazer no Skype for Linux Alpha:
  • Não há chamadas de vídeo
  • Sem o compartilhamento de tela do desktop
  • Não há suporte para a execução de dois clientes de uma só vez
  • Não há suporte Linux de 32 bits
"Como você deve ter adivinhado pelo nome, o Skype for Linux Alpha não é um cliente Skype em pleno funcionamento até o momento. Estamos compartilhando isso com você agora pois queremos chegar em suas mãos o mais rapidamente possível, para que possamos continuar a desenvolver a nova versão juntos. Depois de baixar o aplicativo, você vai perceber que é muito diferente do cliente Skype para Linux que você usa hoje. Por exemplo, você estará usando a mais recente, mais rápida e mais ágil interface gráfica do Skype, portanto, você pode compartilhar arquivos, fotos, vídeos e toda uma nova gama de novos emoticons com os seus amigos", diz os desenvolvedores.

Ficou curioso e quer experimentar o novo Skype para Linux? O novo cliente que, como citado anteriormente, ainda está em sua versão Alpha, pode ser baixado diretamente do anúncio oficial nas versões .deb e .rpm, através deste link. Mais detalhes sobre o aplicativo você encontra clicando aqui.

Não deixe de compartilhar sua experiência em nosso campo de comentários.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Skype

COMENTÁRIOS