Lançada a atualização OTA-12 para o Ubuntu Touch, conheça as novidades


Os donos de dispositivos com o Ubuntu Touch, o sistema operacional móvel da Canonical, acabam de ganhar uma novidade que traz diversas funcionalidades e melhorias em prol de um melhor funcionamento do SO. Trata-se do muito aguardado update OTA-12, lançado na última quarta-feira (27) estando disponível como uma atualização faseada, o que significa que os usuários não irão recebê-la ao mesmo tempo. Confira abaixo o que há de novo:

Conexão com monitor via wireless

Entre as principais novidades, está a possibilidade dos usuários do tablet Bq Aquaris M10 Ubuntu Edition agora poderem se conectar em um monitor externo através da conexão wireless.

"Este [recurso] dá aos usuários a experiência completa do Ubuntu para PC rodando a partir de [um] tablet", diz a Canonical. "Todos os serviços que estão sendo executados no seu tablet já estão disponíveis no desktop através de apenas uma conexão wireless e sem cabos - dando a experiência completa de convergência do Ubuntu."

Instalar aplicativos do PC

Com a nova atualização, os usuários que possuem dispositivos que suportam a convergência mobile-desktop, ou seja, os donos do tablet M10 ou smartphone Meizu PRO 5, agora podem instalar qualquer aplicativo convencional do Ubuntu para PC.

Mas, antes que você fique muito animado, o novo recurso ainda precisa de alguns ajustes para que fique mais 'fácil de usar' para o usuário comum. Por exemplo, para poder obter aplicativos de PC no seu smartphone, será necessário executar alguns comandos para instalar apps como Geany, Rhythmbox e Chromium. Além disso, não há garantias de que todas as aplicações X11 vão rodar bem.

Leitor de impressão digital

Outro novo recurso que merece destaque, mas que está disponível apenas para o smartphone Meizu PRO 5, é o suporte para leitura de impressão digital. Para ativar, basta ir até as opções de segurança no menu de configurações do sistema operacional.

Melhor sistema de notificação

Agora está muito mais fácil para abrir aplicativos e mensagens através de notificações no indicador: basta tocar em qualquer lugar no balão da notificação. Anteriormente, era necessário que o usuário tivesse que recorrer a um ícone específico no lado direito.

Web Browser

A atualização OTA-12 para o Ubuntu Touch também traz melhorias para o aplicativo Web Browser, o navegador padrão do sistema operacional, como melhorias para seleção de textos, apenas a página que está na aba em destaque é carregada, adicionado o suporte inicial para zoom e muito mais.

Claro, existem muitas outras melhorias e novos recursos que chegam com a atualização OTA-12. Para mais detalhes, não deixe de conferir o anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Ubuntu

COMENTÁRIOS