Lançado o KDE Plasma 5.7 com diversas melhorias para Wayland


Foi lançado na última terça-feira (05) o ambiente gráfico KDE Plasma 5.7 trazendo inúmeras melhorias para o Wayland, servidor de exibição de próxima geração que está sendo muito aguardado como o padrão em diversas distribuições Linux até o final deste ano. Além disso, também existem outras novidades sob o capô e várias correções de bugs, tornando o KDE mais maduro.

Entre outras novidades, a primeira coisa que você notará após atualizar para o KDE Plasma 5.7 é a nova tela de login. Há também melhorias para a bandeja do sistema, um novo gerenciador de tarefas com melhor desempenho, os temas Oxygen e Air Plasma receberam mais atenção, os ícones Breeze agora apresentam uma nova tonalidade para combinar com o esquema de cor em destaque e o recurso Jump List Actions foi estendido para ser acessível a partir do KRunner.

KDE Plasma 5.7
KDE Plasma 5.7

Além disso, a agenda foi re-implantada no calendário embutido, há grandes melhorias para o applet de controle de som como, por exemplo, a capacidade de controlar a saída sonora de cada aplicativo separadamente e a possibilidade de aumentar o volume para mais de 100%, como também um melhor suporte para máquinas Kiosk.



Apesar de já estar oficialmente lançado, ainda não se sabe quando a nova versão do ambiente gráfico estará disponível nos repositórios das principais distribuições Linux que já trazem o KDE Plasma 5 por padrão. Contudo, os usuários do Arch Linux podem estar entre os primeiros a recebe-lo. Outra alternativa para quem está ansioso para experimentar é o KDE Neon 5.7 User Edition.

O KDE Plasma 5.7 terá um total de cinco lançamentos de atualizações de manutenção: KDE Plasma 5.7.1 em 12 de julho, KDE Plasma 5.7.2 em 19 de julho, KDE Plasma 5.7.3 em 3 de agosto, KDE Plasma 5.7.4 em 23 de agosto e, finalmente, KDE plasma 5.7.5 em 27 de setembro de 2016. Para mais detalhes, não deixe de conferir o anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | KDE

COMENTÁRIOS