Lançado o Mesa 12.0 com suporte Vulkan para hardware Intel e muito mais

Vulkan

Se você é um daqueles que fazem uso dos drivers de vídeo open source, temos uma boa notícia para você. Foi lançado nesta sexta-feira (08) o Mesa 12.0 como uma das maiores atualizações desta importante biblioteca de gráficos 3D responsável por lidar com o OpenGL no sistema do pinguim e com as mais variadas GPUs do mercado, agora oferecendo melhor suporte para produtos da Intel, NVIDIA e AMD.

Com este novo lançamento, a biblioteca de gráficos 3D agora é capas de oferecer suporte total ao OpenGL 4.3 com o driver de vídeo Intel em hardware Broadwell e mais recentes. Contudo, produtos com arquitetura Haswell e Ivy Bridge devem receber a novidade no futuro. No próximo lançamento do Mesa, o driver Intel também deve lidar com o OpenGL 4.5 com, pelo menos, Broadwell e mais recente.

O driver Nouveau NVC0 para hardware Fermi, Kepler e Maxwell da NVIDIA também pode lidar com o OpenGL 4.3, juntamente com o driver RadeonSI para GPUs AMD GCN com suporte à API gráfica. Além disso, ambos os drivers também lidam com o OpenGL ES 3.1 e, em um futuro próximo, o mesmo deve acontecer com o OpenGL 4.5.

Além de avançar no suporte ao OpenGL 4.x, Mesa 12.0 também pode lidar com a API Vulkan, mas apenas com o driver de vídeo da Intel em hardware Ivy Bridge e mais recente. Segundo o site Phoronix, a novidade pode muito bem rodar os títulos Dota 2 e The Talos Principle com renderização Vulkan.

Algumas outras características, há também o suporte para o GLVND (OpenGL Vendor Neutral Dispatch Library), da NVIDIA, que promete facilitar a instalação de drivers de vídeo no Linux, permitindo que drivers open source e proprietários possam coexistir no sistema operacional, como também foi implementado o driver OpenSWR, da Intel, que visa maior desempenho em relação ao LLVMpipe.

Mesa 12.0 também traz suporte ao DRI3 para VDPAU, OpenMAX e VA-API, além de inúmeras outras melhorias, novos recursos e, claro, correções de bugs. Para mais detalhes, confira o anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: Phoronix | Freedesktop.org

COMENTÁRIOS