Linux Mint 18 Xfce pode chegar muito em breve; KDE Edition só em setembro


O líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre, publicou na última quinta-feira (28) mais um de seus boletins informativos para anunciar aos usuários do sistema operacional os mais recentes acontecimentos no mundo do "Mint". Ainda, de acordo com ele, a edição Xfce do Linux Mint 18 "Sarah", que ganhou uma versão beta recentemente, deverá ser oficialmente lançado muito em breve.

Enquanto isso, a equipe por traz do sistema operacional também está trabalhando duro sobre o Linux Mint 18 "Sarah" KDE Edition, que ainda não ganhou sua versão beta porque a atualização do ambiente gráfico KDE 4, disponível no atual Linux Mint 17.3, para o KDE Plasma 5 ainda exige que algumas dificuldades sejam vencidas para que, finalmente, seja utilizável no dia a dia.

"No caso do KDE, as coisas estão progredindo lentamente. Há tantas diferenças entre o KDE 4 e Plasma 5 que nós tivemos que trabalhar nesta edição como se fosse um novo produto, herdando muito pouco com o passado e com cada componente que está sendo adicionado um de cada vez", diz Clement Lefebvre. "A maioria das questões críticas foram corrigidas com a excepção de alguns problemas de compatibilidade entre o protetor de tela, a sessão e o gerenciador de exibição."

Linux Mint 18.1 vem ai

Em agosto, os desenvolvedores terão que focar todo o trabalho no Linux Mint 18.1, que será baseado no Ubuntu 16.04.1 LTS (Xenial Xerus), da Canonical, onde também serão adicionado novos recursos. Além disso, segundo Clement Lefebvre, a edição KDE pode ganhar sua versão beta no próximo mês.

Para os usuários interessados no LMDE (Linux Mint Debian Edition), o líder do projeto também destacou que algumas das principais novidades do Linux Mint 18 "Sarah" já estão disponíveis no LMDE 2 como, por exemplo, o Cinnamon 3.0, MATE 1.14 e as aplicações "X Apps". Sem falar que os componentes do núcleo também serão portados em breve.


FONTE: Softpedia | Linux Mint Blog

COMENTÁRIOS