Linux vs Windows: assista a um comparativo e veja se vale a pena migrar


Há alguns anos atrás, se falava muito de que Linux não tinha bons jogos ou que ele não servia para a jogatina, algo que fez com que muitas pessoas não se interessassem pela plataforma. Desde então, uma das gigantes dos games no PC, a Valve, passou a olhar para o sistema do pinguim com bons olhos e, até mesmo, chegou a afirmar que Linux é o futuro dos jogos, algo que pegou muita gente de surpresa.

Atualmente, já não é surpresa para ninguém que o sistema do pinguim é o queridinho da Valve, o que levou muitas empresas a seguirem o mesmo caminho, que é dar mais atenção para a plataforma, como a AMD, Unity Technologies (Unity 3D), Epic Games e, até mesmo, a Microsoft (que ama o Linux). Com tudo isso acontecendo, sempre pode bater aquela dúvida: será que já não é a hora de experimentar algo novo?

Mas, para que algumas pessoas saiam de suas zonas de conforto, algo muitas das vezes tido como comodismo, afim de se aventurar em um universo novo, e porque não, aprender coisas novas, seria bom saber o que lhes espera, ou melhor, quais são os prós e contras. E foi pensando nisso que o pessoal do canal Fast OS fizeram um comparativo levando em consideração o desempenho e usabilidade entre Linux e Windows, que você confere logo abaixo:



Como você deve ter percebido no vídeo acima, há alguns testes de benchmark envolvendo jogos AAA. Para uma melhor compreensão, separamos alguns gráficos abaixo com os resultados dos FPS obtidos. O hardware utilizado foi um processador Intel i7 4790k, placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 780 (driver 367.35 no Linux e 768.81 no Windows) e 8GB de memória RAM.

Com filtros 16x e 1080p ultra.

High 1080p.

1080p ultra 4x.

1080p Ultimate e sem TressFX.

Segundo o pessoal do Fast OS, o jogo Counter-Strike: Global Offensive, da Valve, ofereceu um ótimo desempenho em ambos os sistemas operacionais utilizados nos testes, Windows 10 e Fedora 24, tendo uma pouquíssima diferença de FPS.

Se o vídeo publicado aqui não foi o suficiente para você concluir se quer ou não experimentar a plataforma Linux e conferir de perto tudo o que ela tem a lhe oferecer, mais vídeos esperam por você no canal Fast OS, no YouTube, que você pode acessar clicando aqui. Aproveite para se escrever e dar um gostei no vídeo, assim você estará ajudando o projeto.


FONTE: Fast OS

COMENTÁRIOS