paraLLel: novo emulador de Nintendo 64 do RetroArch que faz uso da API Vulkan


Recentemente, o RetroArch ganhou uma novidade que pode agradar e muito os jogadores que amam jogos da época do famoso "assopra fitas", isso principalmente aqueles que curtem os títulos do Nintendo 64, muitas vezes abreviado como N64. Trata-se de um novo núcleo, chamado de paraLLel, que permite que os títulos sejam renderizados com a API Vulkan.

A novidade é baseada no Angrylion, plugin do projeto Mupen64Plus, que foi portado para a Vulkan. Com isso, segundo os desenvolvedores, os jogos poderão chegar perto da velocidade jogável oferecida pelo console da empresa. Contudo, obviamente, é necessário que o jogador possua o driver com suporte à API devidamente instalado, e isso serve para NVIDIA, AMD e Intel (Ivy Bridge).



"Este é um núcleo autônomo do libretro que, por enquanto, estamos mantendo-o separado do núcleo Mupen64plus disponível no libretro, de onde ele se baseia. Ele inclui apenas um backend de renderização Vulkan e uma RSP de baixo nível. Este núcleo irá funcionar apenas se você estiver executando-o com um driver Vulkan", diz o anúncio oficial. "No futuro, paraLLEl será o novo nome para o nosso emulador de N64 que (embora inicialmente tenha começado como um núcleo do mupen64plus) tem progredido de forma independente."

Ainda, de acordo com os desenvolvedores, no futuro o emulador terá todos os núcleos que lidam com a CPU totalmente reescritos, tanto interpreter e dynarec, um renderizador unificado de vídeo HLE, que possa combinar o melhor do Glide64, Gliden64, Rice e GLN64, além de oferecer caminhos de código de tempo de execução opcionais para um melhor desempenho, infraestrutura de renderização de vídeo LLE unificada que permita tanto o processamento de software (Angrylion), como também Vulkan/GL 4.3 e, finalmente, como parte da reescrita da CPU, um RSP dynarec também irá ter sido escrito durante esse período.

Como testar

Para testar a novidade, que ainda está em sua fase pre-alpha, além de possuir o driver de vídeo com suporte à API Vulkan, será necessário instalar o RetroArch da versão 1.3.6 ou mais recente. Com a aplicação aberta, é hora de instalar o ParaLLel. Para isso, vá ao menu Atualização Online > Atualizar Núcleo (Online Updater > Core Updater). Agora, role a lista para baixo até encontrar a opção Nintendo 64 (ParaLLEl) e faça o download.

Com o Nintendo 64 (ParaLLEl) devidamente instalado, é hora de selecionar o driver Vulkan nas configurações do RetroArch. Para isso, vá em DefiniçõesDriver (Settings > Driver) e conferir se a API na seção 'Vidio' está selecionada. Se não, selecione e reinicie o RetroArch para que as alterações tenham efeito. Agora, finalmente, é só escolher o emulador (ou núcleo, como queira) e iniciar com a ROM do jogo desejado.

Ao que pudemos ver, o RetroArch 1.3.6 ainda não está disponível no PPA Libretro Stable para o Ubuntu. Contudo, caso você queira obter o emulador, execute o comando abaixo no seu Terminal:
sudo add-apt-repository ppa:libretro/stable -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install retroarch retroarch-* libretro-* -y
Para desinstalar, execute: sudo apt-get remove retroarch retroarch-* libretro-* -y


FONTE: GamingOnLinux | Phoronix | Libretro

COMENTÁRIOS