Ubuntu 16.10 Alpha 2 já está disponível para download


A segunda build Alpha do ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 16.10 já está disponível para download e teste. Contudo, se você estava esperando a edição principal do sistema operacional, ou seja, com o ambiente gráfico Unity, terá que esperar mais um pouco. Isso porque apenas três sabores oficiais estão participando deste lançamento: Lubuntu, Ubuntu Kylin e Ubuntu MATE.

Os amantes do Xubuntu, Ubuntu GNOME e Kubuntu também terão que esperar mais um pouco, já que estes sabores só ganharão versões de desenvolvimento para testes em lançamentos futuros, provavelmente, começando com o Beta 1.

As novidades do Ubuntu MATE

Dos três sabores do Ubuntu que ganharam versões Alpha 2, o Ubuntu MATE é o único que possui novidades em suas notas de lançamento que vale a pena mencionar. Entre as principais mudanças, podemos citar a adição do MATE Heads-Up Display (HUD), que pode ser ativado com a ferramenta MATE Tweak e iniciado com o atalho de teclado CTRL + ALT + Space. Segundo os desenvolvedores, o recurso é muito semelhante ao HUD do Unity 7, permitindo executar comandos do menu digitando o que você quer fazer, sem o uso do mouse.

Além disso, o novo MATE Tweak 16.10.4 traz melhor suporte para o applet Indicator com a adição do menu de mensagens, o MATE Dock Applet agora permite que o usuário arraste e soute ícones do dock, o Firefox, navegador padrão do sistema operacional, agora possui uma nova página inicial (para acessar, clique aqui) e o aplicativo de webcam Cheese agora faz parte do padrão de aplicativos.

Os desenvolvedores do Ubuntu MATE também destacam que a imagem ISO do sistema operacional está aproximadamente 150 MB menor e a ferramenta Ubuntu MATE Welcome recebeu atualizações de tradução. Mais detalhes sobre todas as novidades e melhorias você encontra clicando aqui. Para fazer download do Ubuntu MATE 16.10 Alpha 2, acesse este link.



FONTE: OMG! Ubuntu! | Ubuntu MATE

COMENTÁRIOS