Fedora 25 pode chegar em 15 de novembro trazendo o Wayland por padrão


Os desenvolvedores do Fedora estão trabalhando intensamente na próxima versão do sistema operacional, que deve contar com as mais recentes e modernas tecnologias do mundo GNU/Linux. Uma prova disso é a implementação do servidor de exibição de próxima geração Wayland como o padrão, deixando um pouco de lado o X.Org Server ou X11, que atualmente está presente em praticamente todas as distribuições Linux.

O Wayland é uma tecnologia nova e promete resolver muitos dos problemas encontrados no X11, principalmente no que se refere a segurança. A adoção do servidor de exibição está acontecendo de forma lenta, mas firmemente crescente, especialmente entre os projetos de software de código aberto, em particular os ambientes gráficos e suas aplicações GNOME e KDE, bem como o Enlightenment e outros programas para o sistema do pinguim. Por outro lado, a Canonical está trabalhando em sua própria solução substituto ao X11 para o Ubuntu, chamada de Mir.

A distribuição Linux Fedora pretende ser uma pioneira. Inicialmente, a proposta era oferecer o Wayland por padrão desde o Fedora 24, mas as coisas ainda não estavam preparadas naquele momento. Contudo, na semana passada, uma nova proposta da adição de um novo recurso chegou ao site Wiki do projeto, sugerindo que a edição Fedora Workstation será lançada com o servidor de exibição de última geração para o ambiente gráfico GNOME.

"Vamos alterar o GDM para usar o Wayland por padrão no GNOME. O código irá retornar automaticamente para o X11 nos casos em que o Wayland não estiver disponível (como nvidia). Os usuários poderão desativar o Wayland, definindo WaylandEnable=false em /etc/gdm/custom.conf mas deixará de estar dois itens de menu separados para GNOME em Wayland e GNOME no X11", afirma o texto no site Wiki do Fedora.

Visualmente falando, os usuários não devem notar grandes diferenças ao rodar o GNOME em Wayland ou X11. É tudo sobre o fato de que o primeiro faz um trabalho melhor de isolar aplicativos uns dos outros e do sistema base. Em outras palavras, Wayland é mais seguro do que o X11, que ainda estará disponível como uma segunda opção no gerenciador de tela e monitor do Fedora Workstation. E sim, aplicações que fazem uso do X11 por padrão vão rodar sobre o Wayland.

Fedora 25 pode chegar em 15 de novembro

Devido a grandes mudanças como esta, e porque os desenvolvedores do Fedora estão sempre tentando aperfeiçoar a experiência do usuário, tanto quanto possível antes da versão final estar disponível, eles precisam adiá-la algumas vezes. O primeiro atraso já ocorreu e agora parece que o Fedora 25 pode chegar em 15 de novembro, se não houver outros atrasos durante o seu ciclo de desenvolvimento, é claro.

Agora estamos aguardando o lançamento da primeira build Alpha, o que deve acontecer no final do mês, no dia 30 de agosto. Depois disso, o Beta pode chegar em 11 de outubro e parece que a fase "Final Freeze" é atualmente prevista para 1 de novembro. Até então, você pode experimentar a sessão Wayland agora mesmo em sua instalação do Fedora 24.


FONTE: Softpedia | Fedora Wiki

COMENTÁRIOS