LibreOffice 5.2 conta com classificação para documentos e uma interface simplificada


Foi lançado recentemente pela The Document Foundation o LibreOffice 5.2, suíte de escritório gratuita, completa e uma das principais alternativas ao Microsoft Office. A nova versão chega trazendo várias novidades e melhorias, como o suporte para a classificação de documentos e uma função para a previsão de dados financeiros.

Como parte da série LibreOffice 5.x, esta versão se concentra na interface do usuário. LibreOffice 3 e 4 são mais focados no código. Isso significa que versões mais modernas têm mais mudanças visíveis ao usuário, como é o caso do recurso "níveis de classificação", que pode ser aplicado aos documentos. Este trabalho foi patrocinado pelo Ministério da Defesa holandês. O nível de classificação é armazenada no XML do arquivo de documento em si. Quando você abre um documento, qualquer designação de classificação, como "Confidencial", é visível e informa sobre a sensibilidade do documento.

LibreOffice inclui diferentes níveis de classificação para Propriedade Intelectual, Segurança Nacional e Controle de Exportação.

Os desenvolvedores também estão começando a olhar com mais carinho para os recursos financeiros do LibreOffice. O programa de planilhas "Calc" agora tem uma função de "previsão" que permite prever futuros detalhes financeiros, e mais recursos financeiros chegarão em versões futuras.

A função de previsão prevê dados financeiros, exibindo o delta entre os valores máximos e mínimos esperados.

O suporte ao sistema de arquivos remoto para serviços como Google Drive e Microsoft Sharepoint foi melhorado desde a versão anterior. O diálogo agora inclui ícones em vez de apenas nomes de arquivos. LibreOffice agora também inclui suporte para autenticação de dois fatores com contas do Google, com isso você pode adicionar sua conta do Google Drive e digitar um código de autenticação, se necessário.

Como parte do objetivo de tornar o LibreOffice cada vez melhor em telas pequenas de dispositivos, agora há um único modo de barra de ferramentas no editor de documentos de texto "Writer" e no Calc. Para habilitar a novidade, basta ir em Exibir > Barra de ferramentas > Padrão (Single Mode). Com isso, você vai também precisar desativar as outras barras de ferramentas, selecionando Exibir > Barras de ferramentas > Padrão e Visualizar > Barras de ferramentas > Formatação. Então, você vai ter mais espaço vertical para o documento e menos poluição visual.

A barra de ferramentas pode agora ser uma única linha na parte superior da janela.

Outras características importantes incluem um botão de menu e um ícone da barra de ferramentas para "congelar" uma linha ou coluna no Calc, ficando sempre visível quando você se mover em torno de uma folha de cálculos, tornando essa função com acesso muito mais fácil e agora há suporte para assinaturas de documentos do Microsoft Office, além de mostrar descrições das assinaturas.

Mais detalhes sobre o LibreOffice 5.2 você encontra nas notas de lançamento oficiais, clicando aqui.

Instalando o LibreOffice 5.2 a partir do PPA oficial

Caso você seja usuário do Ubuntu e queira desfrutar de todas as novidades presentes no LibreOffice 5.2, abaixo você confere um passo-a-passo de como instalar a suíte de escritório gratuita a partir do seu PPA oficial. Lembrando que o Ubuntu 14.04 LTS e Ubuntu 16.04 LTS são suportados, porém, claro, distros baseadas em ambos os sistema operacionais da Canonical também poderão realizar o processo.

1. O primeiro passo é abrir o Terminal (caso esteja no Unity, utilize o atalho de teclado Alt+Ctrl+T) e remover o pacote antigo LibreOffice-GTK2 com o seguinte comando abaixo, já que o LibreOffice 5.2 traz a mais recente versão do componente. É só copiar, colar e pressionar Enter no teclado:
sudo apt remove libreoffice-gtk
2. Agora vamos adicionar o PPA da suíte de escritório com o comando abaixo:
sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa && sudo apt update -y
3. E, finalmente, execute o comando abaixo para instalar o LibreOffice 5.2:
sudo apt dist-upgrade && sudo apt install libreoffice-gtk2 libreoffice-gnome -y

Pronto! Agora você pode conferir todas as novidades disponíveis no LibreOffice 5.2.


FONTE: PCWorld | OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS