Linux Kernel 4.8 RC1 chega com suporte para touchscreen no Microsoft Surface 3


Já se passaram duas semanas desde que a versão final do Linux Kernel 4.7 foi oficialmente lançada, tornando-se atualmente a série mais avançada disponível. Agora, Linus Torvalds tem o prazer de anunciar a primeira build RC (Release Candidate) do Linux Kernel 4.8, que deve se tornar o próximo ramo LTS (Long Term Support). E, com este lançamento, são alterados 10.787 arquivos, com 612.208 adições e 272.098 remoções.

"Devido a viagem na semana passada, na verdade, eu ainda tenho alguns pedidos pendentes para a adição em minha inbox que eu só queria dar mais uma olhada antes de implementar [no kernel], mas o grande volume de material da janela de mesclagem já foi implementado, e eu queria ter certeza de que não existem quaisquer novos pedidos chegando", diz Linus Torvalds.

"Este parece ser a construção de um dos maiores lançamentos já lançados, mas vamos ver como tudo acaba. A janela de mesclagem tem sido bastante normal, embora o patch em si parece um pouco incomum", concluiu.

Se você está se perguntando o que há de novo no Linux Kernel 4.8 RC1, saiba que há mais de 20% consiste em atualizações de documentação, 60% vem na forma de drivers atualizados, desta vez para coisas como GPU, som, media (incluindo um driver para o controlador de touchscreen encontrado no Microsoft Surface 3), e para rede, e 15% representa atualizações de arquitetura, em particular para ARM, PowerPC (PPC), x86, MIPS e s390.

Os 5% restantes são divididos entre atualizações de networking, melhorias do núcleo do kernel, mudanças para ferramentas (principalmente perf), assim como correções para sistemas de arquivos, especialmente para XFS.

Se você manja do assunto e quer testar em primeira mão todas as novidades implementadas no Linux Kernel 4.8 RC1, você já pode fazer download diretamente do site kernel.org. Para quem se importa ou simplesmente está curioso, mas detalhes podem ser encontrados no anúncio oficial, através deste link.


FONTE: Softpedia | LKML

COMENTÁRIOS